Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Inovação

Volkswagen cria novo modelo de concessionárias com realidade virtual

  • de Redação
  • 6 anos atrás

A indústria automotiva global tem dedicado muito do seu tempo a encontrar soluções que em poucos anos levem aos carros autônomos e a uma oferta maior e mais eficiente, com maior autonomia e menor custo, dos modelos híbridos e elétricos. Mas nessa corrida tecnológica pouco se fala sobre o consumidor. Quem está acostumado a comprar carros sabe que são pontuais as mudanças na forma de relacionamento com a concessionária.

Pressionada pelas dúvidas de um mercado que foi do céu ao inferno em pouco tempo, mas que vem conseguindo se recuperar do ano passado para cá, a subsidiária da Volkswagen na América Latina (que atua em um total de 29 mercados, excluindo o México) decidiu estruturar novas possibilidades de negócio com a ajuda da inovação.

Em dezembro do ano passado, a montadora alemã começou a investir em um projeto-piloto em 10 concessionárias, em parceria com a IBM, para mudar o jeito de vender carro. Atualmente, a companhia conta com 500 lojas no Brasil.

Informações sobre seu portfólio — que hoje conta com 13 carros, cada um com três a quatro variações — passaram a ser disponibilizadas em telões e por meio de realidade virtual. O potencial cliente pode ver nos dispositivos digitais todos os modelos em todas as versões, o que é muito difícil de acontecer em uma concessionária que ainda trabalha no modelo tradicional de vendas, com a exposição dos veículos. É possível ver as diferenças entre versões, cores e detalhes da mecânica do carro, como a localização de cada solda de segurança.

Se o consumidor ganha com o acesso a mais informações, o concessionário pode reduzir o investimento por loja, ocupando áreas a partir de 90 metros quadrados, ante os 400 metros quadrados das unidades tradicionais. Mas há outra vantagem, segundo Fábio Rabelo, gerente executivo de Digitalização e Novos Modelos de Negócios da Volkswagen América do Sul.

A digitalização deu ao negócio a possibilidade de portabilidade na hora da venda. Algumas concessionárias já conseguiram fazer ações de vendas dentro de shoppings e em eventos. Outras já começam a testar a venda na casa do cliente. O vendedor leva até ele um tablet e o equipamento de realidade virtual, e a experiência sobre o veículo será a mesma oferecida na loja.

Rabelo argumenta que muitas vezes, ao ter a experiência virtual detalhada, o potencial cliente é convencido pelo que vê e acaba optando pela versão mais cara do modelo escolhido.

No primeiro semestre, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), enquanto o mercado brasileiro apresentou um crescimento de 11,8% nos licenciamentos, a montadora alemã teve alta de 15,6%. Dos 50 modelos mais comercializados nos primeiros seis meses do ano, a VW ficou com nove — o de melhor posição ainda é o Gol, em sexto lugar.

Para fazer a migração, foi preciso treinar os funcionários das lojas. Para parte dos clientes, além da experiência do contato com mais informações sobre o veículo, o novo modelo de venda tem um aspecto lúdico. Muitos filmam a novidade e mandam para os filhos. Mas há uma barreira que a Volkswagen terá de vencer nessa nova jornada: convencer os potenciais interessados a saírem de casa até uma concessionária. Para isso, a multinacional tem investido em campanhas com o objetivo de comunicar a mudança.

“Estamos reinventando uma operação que era a mesma há 60 anos. Agora, o carro passou para dentro da tela touch ou para o tablet, que vai até a casa do cliente”, afirmou Rabelo. Em abril, depois dos ajustes, o novo modelo de venda começou a ser implantado na rede. Até agora, 84 lojas já contam com a nova tecnologia. A expectativa era chegar a 100 unidades até o fim do ano, mas essa meta será superada.

A adesão ao novo modelo de vendas, segundo Rabelo, é voluntária, mas os concessionários têm se interessado por fazer a transição tecnológica em suas lojas. Tanto que só não há mais unidades adaptadas porque a conversão depende de um equipamento entregue pela Samsung, que vem fazendo as remessas aos poucos, além do fornecedor do novo mobiliário.

Cada loja tem de investir em torno de R$ 30 mil na aquisição da nova tecnologia. Depois do período de teste no Brasil, a novidade foi levada para a Argentina há cerca de um mês, onde já está disponível em oito concessionárias, e nas próximas duas semanas continua sua expansão para mais três mercados: Colômbia, Chile e Peru.

Mas o novo conceito de concessionária é apenas uma das mudanças que a VW brasileira está fazendo para aumentar as conversões em vendas. No fim de 2017, a companhia decidiu investir globalmente em inovação e criou a área de digitalização e novos modelos de negócios. O projeto começou a ser colocado em prática na regional latino-americana de imediato, com o investimento em pesquisas que ajudassem a entender como funciona a jornada do consumidor em diferentes setores, como o de celulares.

“Com autonomia, olhamos a realidade do consumidor brasileiro e criamos soluções sob medida, que podem ser adaptadas regionalmente”, contou José Roberto Giro, gerente executivo de Estratégia de TI, Processos e Sistemas da Volkswagen do Brasil. A solução para as concessionárias da regional foi a primeira na companhia.

O novo modelo de negócio, voltado à inovação, não está disponível apenas nas concessionárias. Ele também já começa a ser embarcado nos veículos. No fim do ano passado, a montadora lançou o primeiro modelo dentro do VW Connect: o T-Cross Line. O veículo sai de fábrica com uma peça que faz a leitura eletrônica, por meio do aplicativo instalado pelo proprietário no smartphone. “O sistema conversa com o celular e com o proprietário. Ontem, por exemplo, fui avisado que meu pneu estava descalibrado”, relata Rabelo.

Da mesma forma, a tecnologia avisa ao proprietário do carro sobre o tempo que falta para trocar o óleo ou algum outro problema. Para garantir a proteção de dados do usuário, conforme as regras europeias definidas pelo Regulamento Geral sobre Proteção de Dados, cabe a ele configurar o app para ser avisado sobre qualquer evento ou se deseja agendar uma visita à concessionária.

Além de já ser uma peça original no T-Cross, o acessório pode ser comprado, ao custo de R$ 500, e instalado em todos os modelos da Volkswagen fabricados a partir de 2012. Uma ferramenta como essa não procura apenas conquistar os clientes fãs de novas tecnologias, mas também visa aumentar a receita das concessionárias à medida que deve gerar mais serviços no pós-venda.

Antes dessa experiência, a montadora já havia desenvolvido com a IBM, em janeiro de 2018, o modelo Virtus com um manual cognitivo, que usa o assistente virtual da IBM, Watson, para responder dúvidas do condutor por meio de Inteligência Artificial (AI, na sigla em inglês). A ideia foi exportada para outros mercados, além do latino-americano. O Watson já está sendo usado até como ferramenta de recursos humanos. Hoje, os funcionários da montadora podem baixar o aplicativo e tirar dúvidas, por exemplo, sobre seu demonstrativo salarial.

José Roberto Giro explica que o desenvolvimento das novas estratégias tecnológicas no país teve velocidade por conta da autonomia da operação. “Isso ajudou a imprimir uma velocidade maior, porém tem pesado também o foco que temos nessa nova fase de projetos de inovação. Na matriz, estão em busca de soluções também, mas precisam trabalhar para outros grandes mercados e para mais de uma marca, o que resulta em mais tempo para o desenvolvimento”, explicou o executivo.

Fonte: Correio Braziliense

*Imagem reprodução

  • Categories: Inovação, Notícias
  • Tags: América LatinaaplicativoArgentinaautomóveisBrasilcarroChileColômbiaconcessionáriaconcessionáriosconsultorconsumidorconsumodigitalizaçãoexemplaresexperiênciaexperiência de compraexposiçãoInteligência Artificialjornada do consumidorlojasmercadosmodelosmodelos mais carosPeruRealidade VirtualsmartphoneT-Cross LinetablettecnologiavendasvendedoresversõesVolkswagenVW Connect

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile