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Home Meios de pagamento

Nova funcionalidade do Pix deve impulsionar até US$ 30 bi em transações no e-commerce

O lançamento do recurso está previsto para 16 de junho

  • de Redação
  • 2 meses atrás
Banco do Brasil começa a oferecer Pix Automático a todos os clientes PF e PJ no dia 29

Com lançamento previsto para 16 de junho de 2025, o Pix Automático deve impulsionar até US$ 30 bilhões em transações de comércio eletrônico nos próximos dois anos, de acordo com análise da fintech Ebanx. A análise aponta que isso ocorre porque o formato de pagamento já movimenta mais de R$ 2 trilhões por mês, superando modalidades tradicionais como cartões de crédito e débito, segundo dados do Banco Central (BC).

O Pix Automático permitirá a realização de cobranças recorrentes de forma automática — uma funcionalidade que deve transformar desde o pagamento de contas mensais até assinaturas de serviços digitais. A expectativa do mercado é que o novo recurso amplie ainda mais a participação do sistema no dia a dia dos consumidores.

“Sua implementação pode democratizar ainda mais o acesso a serviços e ajudar a fidelizar clientes no ambiente online, mas o sucesso dependerá da confiança que o usuário depositar no sistema e da adesão por parte das empresas”, afirma Rebecca Fischer, co-fundadora e CSO da Divibank.

Embora o avanço represente uma concorrência direta às operadoras de cartão, especialistas acreditam que o impacto será gradual. Segundo avaliação da agência Moody’s Ratings, bancos e instituições financeiras possuem fontes de receita diversificadas e continuam oferecendo benefícios competitivos, como milhas e programas de recompensa, o que garante resiliência diante das inovações do setor.

“A chegada do Pix Automático reforça o protagonismo do Brasil no cenário global de inovação em pagamentos digitais e pode redefinir a forma como consumidores e empresas se relacionam com suas finanças diárias”, acrescenta.

Quais os benefícios do Pix Automático?

Com o recurso, os consumidores poderão autorizar previamente pagamentos periódicos, como mensalidades e faturas, de forma automatizada, sem a necessidade de comandos a cada ciclo.

Para as empresas, isso representa uma redução de custos operacionais e a eliminação da dependência de múltiplos intermediários financeiros. Já para os consumidores, a promessa é de mais praticidade e acesso facilitado, especialmente para quem não possui cartão de crédito ou limite disponível.

Imagem: Shutterstock

  • Categories: E-commerce, Economia, Meios de pagamento, Notícias
  • Tags: Brasilcomérciocomportamentocrescimentoe-commerceecommerceEconomiaempresasestratégiaexpansãoexperiênciaFaturamentoinovaçãolojalojasmercadomercado&consumonegóciosPix AutomáticoserviçostecnologiavarejistaVarejistasvarejo

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