Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Inovação

Google lança ferramenta para apagar dados pessoais de usuários da sua busca

O Brasil será um dos primeiros países a ter a solução ampliada para documentos de identificação como CPF, CNH e passaporte

  • de Redação
  • 1 ano atrás
Google

O Google anunciou na segunda-feira, 11, que a ferramenta Privacidade nos resultados sobre você está disponível no Brasil. O recurso, que foi lançado inicialmente ano passado nos EUA, facilita a localização e exclusão dos resultados que contenham informações privadas dos usuários como endereço, número de telefone e e-mail da busca do Google.

A partir de agora, a empresa vai enviar notificações sempre que os dados pessoais aparecerem no buscador. Além disso, neste ano o Brasil será um dos primeiros países a ter a ferramenta ampliada para documentos oficiais de identificação como CPF, carteira de habilitação e passaporte.

Em comunicado divulgado à imprensa, o Google explicou que a remoção das informações do buscador não as exclui da internet, pois as informações ainda poderão ser acessadas diretamente no site que as disponibilizou e por meio de outros mecanismos de pesquisa.

No entanto, a empresa orienta que os usuários entrem em contato diretamente com as páginas da Web para solicitar a exclusão das informações. É possível localizar os dados sobre o proprietário do site através do WHOIS (“QUEMÉ”, no inglês), basta digitar WHOIS www.example.com na busca do Google e verificar o contato administrativo.

Saiba como retirar seus dados da busca do Google

Para solicitar a remoção dos dados, o usuário precisa entrar no aplicativo do Google, clicar na foto de perfil e selecionar Privacidade nos resultados sobre você. Depois a ferramenta solicita o preenchimento do nome completo, endereço, número de telefone e e-mail. O Google disponibiliza duas opções para notificar sobre o resultado da busca: e-mail ou notificação push.

Após receber a notificação o usuário pode verificar as informações reunidas e solicitar a exclusão na sessão Resultados encontrados. E pode verificar o status de todos os pedidos na opção Solicitações de remoção, que podem ser classificadas como: em andamento, aprovado, negado, alterações desfeitas e todos os pedidos.

Confira o passo a passo:

1 – No computador acesse goo.gle/resultsaboutyou, nos dispositivos móveis, abra o aplicativo Google e toque na sua foto do perfil. Em seguida, selecione Privacidade nos resultados sobre você;

2 – Adicione seus dados de contato e aguarde a verificação;

3 – Quando receber a notificação, a ferramenta mostrará uma lista de resultados da Busca do Google que contém suas informações pessoais. Você pode ver o título, e a fonte de cada resultado e abrir a página na web;

4 – Para solicitar a remoção de resultados indesejados clique nos três pontos ao lado do resultado e selecione Remover.

O Google analisará sua solicitação e a removerá dos resultados da pesquisa se atender aos critérios de remoção.

Com informações de Estadão Conteúdo (Beatriz Viana).
Imagem: Shutterstock

  • Categories: Inovação, Notícias
  • Tags: Brasilcrescimentodigitalempresasestratégiaexperiênciagoogleinovaçãoinvestimentonegóciosonlinetecnologia

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

de Redação 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile