Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Tecnologia

Sete em cada dez executivos consideram a adoção da IA generativa como prioridade

O levantamento foi realizado pela Bain & Company, empresa americana de consultoria de gestão

  • de Redação
  • 1 ano atrás
Sete em cada dez executivos consideram a adoção da IA generativa como prioridade

Sete em cada dez executivos brasileiros consideram a adoção da Inteligência Artificial (IA) generativa como uma das prioridades de investimento para 2024, de acordo com um levantamento realizado pela Bain & Company, empresa americana de consultoria de gestão.

Quando considerado o mercado estadunidense, essa porcentagem salta para 92%, onde 53% das empresas posicionam a IA como uma de suas três principais prioridades. No Brasil, esse mesmo direcionamento ocorre em apenas 19% das organizações.

As expectativas sobre os resultados da implementação da IA em ambas as regiões são, segundo os executivos, um aumento de produtividade como principal fator. Em segundo lugar, aparece o aperfeiçoamento da experiência dos clientes (69%) para os brasileiros, enquanto os americanos consideram que a IA generativa vai ampliar a receita das companhias (67%).

“A IA generativa é uma alavanca para produtividade e lucratividade. As companhias precisam, agora, priorizar usos mais simples para dar os primeiros passos na tecnologia e depois evoluir, aproveitando todos os benefícios dessa inovação”, afirma Lucas Brossi, sócio da Bain e líder de Advanced Analytics da consultoria na América do Sul.

Mesmo estando em alta e com muitos profissionais aderindo à tecnologia, o estudo indica que passar para o próximo nível, com a criação de pilotos e a expansão do uso, é bem mais complexo. No Brasil, 58% dos entrevistados consideram que ainda estão em um estágio exploratório, e somente 9% se consideram líderes, com uma ou mais aplicações em uso disseminado na empresa.

Entre as barreiras para ampliar a aplicação da IA generativa, os brasileiros ressaltam como principal razão a falta de talentos e recursos, enquanto os norte-americanos se preocupam com a segurança e a privacidade dos dados.

A falta de compreensão dos casos de uso é o desafio mais citado entre os respondentes, seguido por questões relacionadas à privacidade de dados e à falta de profissionais qualificados no setor. Os brasileiros também se preocupam com a integração da IA com a estrutura tecnológica já existente e ainda têm dúvidas quanto ao retorno sobre o investimento.

Com informações de Mercado&Tech.
Imagem: Shutterstock.

  • Categories: Destaque do dia, Economia, Notícias, Tecnologia
  • Tags: BrasilcomérciocomportamentocrescimentoEconomiaempresáriosempresasestratégiaexecutivosIAinovaçãoInteligência ArtificialInteligência Artificial Generativainvestimentomercadomercado&consumonegóciosserviçostecnologia

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile