Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Artigos

O que o mundo do foodservice tem a ensinar ao varejo

  • de Cristina Souza
  • 6 anos atrás

De 18 a 21 de maio de 2019 será realizada a 100ª edição da NRA Show, em Chicago. Esse é o evento mais importante para o mercado de foodservice mundialmente e novamente o Grupo GS& Gouvêa de Souza terá uma delegação, dessa vez liderada pela GS&Libbra -Estratégia & Gestão de Foodservice, unidade do grupo especializada no setor, da qual sou diretora executiva. Nossa delegação tem co-realização da GS&IMR de Portugal e IFB – Instituto Foodservice Brasil integrando grandes players do Brasil, América Latina e Europa.

Essa introdução é para demonstrar um pouco do peso do conteúdo que é compartilhado nessa feira e o quanto ela interessa aos atores diretos da cadeia de foodservice e a todos os varejistas que hoje investem no conceito blended foodservice, o qual ganha mais força dia a dia .

O blended foodservice é definido por operações de foodservice integradas a outros modelos de negócios. Supermercados investem pesadamente em refeições prontas em buffet, rotisserie e até pedidos para serem preparados na hora, “roubando” consumidores dos restaurantes, lojas de vestuário, calçados, farmácias e móveis, que adicionam operações de alimentos e bebidas em diferentes formatos para amplificar seu relacionamento e hospitalidade junto aos clientes. Essa integração cria um ambiente virtuoso, mas exige das duas partes atualização, compreensão e comprometimento.

Do ponto de vista de inovação em alimentos, a NRA Show apresentará mais de 100 lançamentos de produtos e a Cannabis está no centro de duas grandes tendências: adicionada a bebidas ou aplicada como ingrediente na composição de receitas para criar sabores únicos. A terceira grande onda é em relação ao desperdício zero com um compromisso intenso dos chefs sobre o aproveitamento integral dos alimentos, além disso, redes supermercadistas, como a gigante Kroger assumem publicamente esse desafio e desenvolvem ações nessa direção.

Segundo estudo realizado pela NRA, os consumidores apresentam um olhar eco-friendly e se mostram interessados em produtos baseados em plantas, sabores globais, saudáveis, produção hyper local (mais próximo possível do ponto de venda), com transparência e rastreabilidade. Todas essas tendências serão consolidadas na apresentação dos mais de 2.300 expositores que participam do evento e complementadas pelas sessões de educação que ocorrem em paralelo à feira.

Se você quiser antecipar seus experimentos para evoluir seu menu desde já… Anote aí o que estará em alta:

  1. Sabores globais nas refeições infantis
  2. Ervas incomuns (por exemplo: cerefólio, lovage, erva-cidreira, papalo)
  3. Desperdício zero (alta gastronomia com aproveitamento integral dos alimentos)
  4. Culinária / sabores do norte da África (fuul, tajines, etc.)
  5. Condimentos caseiros / condimentos especiais
  6. Pratos de café da manhã com inspiração global
  7. Grãos / sementes ricos em proteínas (por exemplo, cânhamo, chia, quinoa, linho)
  8. Novos cortes de carne
  9. Sorvete laminado à tailandesa
  10. Gazoz (spritzer não alcoólico de Israel)

Além dos alimentos, a feira propicia acesso à equipamentos de altíssima performance, tecnologia, automação de processos, melhores práticas em segurança alimentar, softwares para gestão e tudo o que pode gerar impacto positivo para a evolução do mercado de alimentação e hospitalidade.

Ir ao NRA Show, é ser inundado por uma imensa quantidade de informação. Organizar o conteúdo realmente relevante, criar uma métrica de priorização para definir o que e como deverá ser aplicado ao seu negócio a curto, médio e longo prazo e os impactos que terá para o consumidor é extremamente desafiador. Porque… apesar da internacionalização cada vez mais intensa do paladar dos brasileiros, o país possui muitas peculiaridades que precisam ser levadas em consideração. A baixa qualificação da mão-de-obra, reduzida cultura de investimento em equipamentos de alta performance e falta de gestão são problemas complementares enfrentados por empreendedores independentes e até redes.

 

NOTA: Participe da Deleção NRA Show 2019 – GS&Libbra  Estratégia & Gestão de Foodservice Co-realização GS&IMR Portugal e Instituto Foodservice Brasil – Período 16 a 21 de março 2019.  Fale com nossa equipe de vendas: vendas@gsmd.com.br | tel.: (11) 3405-6696 | whatsapp: (11) 99777-2471.

* Imagem reprodução

  • Categories: Artigos, Destaque do dia, Foodservice
  • Tags: alimentosconsumidoresconsumoeco-friendlyfoodserviceinovaçãonegóciosNRANRA Show 2019saboresvarejo

Conteúdo Relacionado

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

de Marcos Gouvêa de Souza 9 de junho de 2025

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

de Redação 9 de junho de 2025

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

de Redação 9 de junho de 2025

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

de Redação 8 de junho de 2025

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

de Redação 8 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile