Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Artigos

Como um bruxo evitou o fechamento de uma livraria

  • de Eduardo Yamashita
  • 7 anos atrás

Em 13 de janeiro de 1906, foi aberta na cidade do Porto, em Portugal, mais precisamente na rua das Carmelitas, a Livraria Lello. Na ocasião, figuras políticas, autoridades, artistas e jornalistas compareceram para a sua inauguração.

Livraria Lello em 1906

Quase um século depois, a livraria passava por maus momentos, com vendas baixas, devido à crescente pressão dos operadores online e do drástico aumento da competição pelo tempo e atenção dos consumidores das mídias digitais e opções de entretenimento, reduzindo assim o consumo da categoria.

Bilheteria

E não é apenas a tradicional Livraria Lello que precisava se reinventar, o varejo no geral está passando por uma revolução. Nós, do Grupo GS&, temos chamado esse fenômeno de Big Bang do Varejo, onde a velha definição do ponto de venda literalmente explodiu e se fragmentou. Tudo passou a ser ponto de venda. Ele está disponível em qualquer lugar e a qualquer hora. O PDV agora tem que oferecer uma experiência excepcional ao consumidor, ser tecnológico, customizado, personalizado, conveniente, com curadoria, social, etc… Afinal, temos que dar motivo para o consumidor ir à loja, agora que ele pode escolher comprar em qualquer lugar.

Lançamento do último livro de Harry Potter

Prestes a fechar as portas, aconteceu a reviravolta da livraria. Tudo por causa de um bruxinho, mais especificamente, o Harry Potter, que teve parte das suas passagens inspiradas em lugares portugueses, como a Livraria Lello. Ela serve potencialmente como inspiração para cenários nos livros e filmes, como a livraria onde ele conheceu Gilderoy Lockhart, no livro “Harry Potter e a Câmera Secreta “, visto que a escritora morou por anos no país.

A família proprietária se apropriou dessa história e passou a divulgar o local como a “livraria do Harry Potter”, fato esse que nunca foi confirmado e nem negado, mas que foi a salvação do local, visto a popularidade do personagem que passou a atrair levas de turistas para o local, principalmente após a menção e inclusão do local no guia Lonely Planet, em 2010, um dos guias de destinos turísticos mais populares do mundo.

Visita do Grupo GS& à loja

O sucesso foi tamanho que a família proprietária anexou os prédios vizinhos e construiu um amplo espaço dedicado a venda de livros, produtos relacionados a cultura pop, memorabília, contação de histórias, etc. A livraria passou a funcionar como um local de encontro para os fãs, como no lançamento do último livro da série, que atraiu milhares de entusiastas para a divulgação da capa, que colocou à venda 5.800 exemplares nesse dia.

Dado a grande procura pelos turistas, muitas selfies e poucas vendas, em 2015 a livraria passou a cobrar 4 Euros por pessoa para entrar na loja, valor esse que é descontado, caso o visitante compre qualquer livro. A ação triplicou as vendas da loja, que recebe 1.500 pessoas por dia na baixa temporada, 3.000 pessoas na alta temporada e 5.000 pessoas aos finais de semana, gerando uma receita estimada de mais de EUR 3 milhões ao ano, apenas em ingressos.

Espaço para contação de histórias no prédio anexado

Fica o aprendizado da Livraria Lello. A loja que se posiciona apenas como um ponto de venda de produtos está com os seus dias contados. Oferecer experiência ao consumidor, storytelling, curadoria e serviços são imprescindíveis ao varejo (mas é claro que uma boa dose de sorte também ajuda muito nos negócios).

Nota: O Grupo GS& está em Portugal para o encontro do Ebeltoft Group, aliança global de consultoria de varejo e consumo, na qual o Grupo GS& representa a América Latina.

*Imagem reprodução

  • Categories: Artigos, Destaque do dia, Inovação

Conteúdo Relacionado

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

de Felipe Mario 21 de julho de 2025

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

de Marcos Gouvêa de Souza 21 de julho de 2025

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

de Redação 21 de julho de 2025

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

de Redação 21 de julho de 2025

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

de Redação 20 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile