Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Foodservice

Pesquisa mostra que cada 9 em cada 10 restaurantes no Brasil acreditam que oferecem comida saudável

Levantamento foi realizado pela Ticket em mais de 1.400 restaurantes em 22 países ao redor do mundo

  • de Redação
  • 3 meses atrás
Pesquisa mostra que cada 9 em cada 10 restaurantes no Brasil acreditam que oferecem comida saudável

Nove em cada dez restaurantes brasileiros, ou 89%, acreditam que oferecem opções de comida saudável no cardápio, mostra pesquisa realizada pela Ticket, marca da Edenred de Benefícios e Engajamento. O resultado mostra que o resultado do Brasil está 18 pontos percentuais superior à média mundial, que é de 71%.

A pesquisa Barômetro é realizada anualmente para entender o comportamento das pessoas em relação à alimentação fora do lar e, neste ano, ouviu quase 50 mil trabalhadores e mais de 1.400 restaurantes em 22 países.

Sobre a procura dos consumidores por comida saudável, 56% concordam que é um movimento crescente, enquanto 14% comentaram sobre um aumento na busca por opções veganas e vegetarianas. Além disso, 41% concordam que cresceu a procura por produtos locais.

Comida saudável é mais cara?

Quando perguntados sobre a inclusão de opções saudáveis em seu cardápio, 73% disseram que o preparo é mais caro, enquanto 74% acham que o processo é mais rigoroso. Já 25% acreditam que o sabor de pratos balanceados não é tão atrativo.

“Apesar de algumas barreiras mencionadas pelos representantes dos restaurantes para a oferta de opções mais balanceadas, 70% disseram que os clientes notam e apreciam os alimentos saudáveis e 50% reconhecem que preparar refeições mais equilibradas geram fontes sustentáveis de receita”, conta Jean Castro, diretor de Rede de Estabelecimentos da Ticket.

Os brasileiros também se destacaram no que diz respeito à busca por comida saudável: 93% revelaram que estão mais atentos às opções balanceadas, enquanto a média global com a mesma opinião soma 82% e na América Latina o resultado foi 85%.

Ao serem perguntados sobre o motivo da busca por uma alimentação mais saudável, a maioria (97%) respondeu que é por questões de saúde, enquanto 74% mencionaram a diversidade de sabores e 66% a preocupação com o meio ambiente e os animais.

“É importante que os estabelecimentos estejam atentos aos movimentos no comportamento do consumidor e suas preferências, e tentem adequar seus produtos e serviços à atual demanda. Pesquisas como a Barômetro são importantes para proporcionar uma visão estratégica do mercado e tendências aos donos de restaurantes”, comenta Castro.

O que é um alimento saudável?

Os brasileiros também foram questionados se esperam uma oferta mais saudável dos restaurantes e 74% disseram que sim. O resultado é dois pontos percentuais superior ao registrado em pesquisa de 2023, que foi de 72%. A média brasileira é a mesma mundial, mas ficou abaixo da latino-americana (78%).

Sobre o que entendem por “alimentos saudáveis”, 95% responderam que são produtos frescos, 93% consideram mais opções de vegetais, 81% acham que é a indicação de “opção saudável” no cardápio e 78% mencionaram a clareza nas informações nutricionais.

A pesquisa Barômetro também revelou que 55% das pessoas brasileiras gastam mais de 30% do seu orçamento mensal em alimentação e, para 75%, o saldo dos benefícios de alimentação e refeição são insuficientes para as despesas mensais, o que pode dificultar o acesso a uma refeição balanceada.

“Os benefícios de refeição e alimentação que as empresas oferecem aos seus colaboradores são fundamentais para assegurar o acesso a uma alimentação completa e de qualidade, o que contribui para a produtividade e bem-estar das pessoas. É importante que as empresas estejam atentas ao gasto médio mensal dos profissionais e tentem ajustar o valor à realidade do mercado”, comenta Castro.

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Foodservice, Notícias
  • Tags: bares e restaurantesBrasilEdenred de Benefícios e Engajamentorestaurantesticket

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

de Redação 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile