Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home E-commerce

Falta de confiança faz 48% dos brasileiros desistirem de compras online

Segundo relatório da Serasa, comprar em um site falso e medo de vazar informações são os principais medos dos consumidores

  • de Redação
  • 6 meses atrás
Falta de confiança faz 48% dos brasileiros desistirem de compras online

A digitalização do consumo tem proporcionado comodidade e praticidade aos consumidores, mas também levanta preocupações sobre a segurança das compras online. Segundo o Relatório de Identidade Digital e Fraude 2024 da Serasa Experian, 48% dos consumidores já desistiram de uma compra por falta de confiança no site ou aplicativo, ainda que o volume de compras digitais tenha crescido 1,6 ponto percentual em 2024 em comparação com o ano anterior.

Apesar do avanço das compras online, a percepção de que as empresas adotam medidas eficazes de proteção caiu de 51% para 43%.

Os consumidores manifestam receios específicos ao realizarem compras online. Entre os principais medos apontados pela pesquisa estão:

  • Comprar em um site falso (41%)
  • Ter os dados utilizados por terceiros em compras indevidas (41%)
  • Vazamento de informações pessoais (37%)

Essas preocupações impactam diretamente a experiência digital dos consumidores e desafiam as empresas a investirem em soluções de proteção que equilibrem segurança e usabilidade.

“A crescente digitalização trouxe inúmeros benefícios, tanto para as empresas quanto para os consumidores, mas também expôs vulnerabilidades que precisam ser endereçadas. Com esses insights, surge a oportunidade de as empresas investirem em soluções robustas de autenticação e prevenção à fraude para garantir a confiança dos consumidores no ambiente online”, afirma o diretor de Produtos de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha.

Biometria física como solução confiável de autenticação

Para 69% dos consumidores, é essencial que as empresas possam identificá-los com precisão no ambiente online. Esse fator se torna ainda mais relevante diante do aumento das tentativas de fraude, que ultrapassaram um milhão de incidências apenas em novembro de 2024, o equivalente a uma tentativa de fraude a cada 2,5 segundos, segundo o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian.

A pesquisa revela que métodos de autenticação ganham importância na segurança digital. A biometria física, que inclui reconhecimento facial, impressão digital e reconhecimento de voz, é vista como segura por 71,8% dos entrevistados. Seu uso cresceu de 59% para 67% no último ano. Já a biometria comportamental, que analisa padrões como pressão na tela e forma de digitação, ainda é pouco conhecida pelos consumidores.

“A biometria física é uma solução confiável por ser tangível e difícil de replicar, mas, diante do cenário dinâmico das fraudes no Brasil, a prevenção eficaz exige uma estratégia em camadas. Conhecer o consumidor além da identidade permite identificar padrões de comportamento, reduzir fricções e fortalecer a segurança”, destaca Rocha.

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Destaque do dia, E-commerce, Notícias, Varejo
  • Tags: BiometriaBrasilclienteClientesCompras onlineconsumidorconsumidoresconsumodigitale-commerceecommerceEconomiaempresasestratégiafraudesmarcasmercadoSegurançaserasavarejistaVarejistasvarejovendas

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile