Shoppings têm alta de 10,5% nas vendas em outubro

Os shopping centers vêm apresentando desempenho positivo neste ano. Em outubro, o setor teve o segundo maior crescimento de vendas do ano, com alta de 10,5%, de acordo com o Índice Cielo de Varejo em Shopping Centers (ICVS-Abrasce).  O resultado é o mesmo alcançado em julho, ficando atrás apenas do desempenho de fevereiro, mês em que o crescimento foi de 11,7%.

“Os números mostram que, de fato, o varejo brasileiro está em recuperação e os shopping centers estão performando melhor que as lojas de rua, abrindo caminho para um 2020 mais promissor, o que também pode trazer a aceleração do processo de expansão do varejo brasileiro”, disse Luiz Alberto Marinho, sócio-diretor da GS&Malls.

“O consumo das famílias, que se mantém crescente, apresentou alta de 0,8% no terceiro trimestre e o acumulado alcançou 1,9%, segundo dados do IBGE. A liberação do saque do FGTS, os baixos índices de inflação, com impacto positivo no poder de compra das famílias, e a expansão do crédito contribuíram para esse resultado, colocando o setor em lugar de destaque diante do cenário econômico atual”, disse Glauco Humai, presidente da Abrasce.

[the_ad_group id="11688"]

As regiões que mais se destacaram no mês, com crescimento das vendas acima da média nacional, foram o Norte e o Nordeste, com altas de 13,5% e 13,2%, respectivamente. As demais regiões também tiveram uma performance positiva: Centro-Oeste, com 9,9%; Sul, com 9,2%; e Sudeste, com 8,6%.

O ticket médio nas lojas dos shoppings também teve destaque positivo, fechando em R$ 92, valor 33% maior do que o desempenho das lojas de rua, que fecharam o mês em R$ 68,90. “Durante o Dia das Crianças, tivemos um aumento de 9,9% nas vendas. É uma data muito importante para o setor, que, junto da Black Friday e Natal, aquece as vendas e movimenta o último trimestre do ano”, explicou Humai.

* Imagem reprodução

Sair da versão mobile