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KFC foca nas características do consumidor brasileiro, mirando expansão pelo País

“Analisar o brasileiro exige uma compreensão profunda das suas preferências regionais e culturais”, revela Bruna Fausto, diretora-geral da rede no Brasil

  • de Gustavo Grohmann
  • 11 meses atrás
KFC foca no consumidor mirando expansão pelo Brasil

O Brasil é um país de dimensões continentais, algo que passa a ser fundamental considerar na hora de tentar decifrar o consumidor, já que, dependendo do local escolhido, a cultura e os costumes podem ser completamente diferentes. Exatamente por isso, a estratégia da International Meal Company (IMC), empresa de alimentação fora do lar, detentora no Brasil de marcas como Pizza Hut, KFC, Viena e Frango Assado, é muito focada em entender o perfil do brasileiro no detalhe.

“Analisar o consumidor exige uma compreensão profunda das suas preferências regionais e culturais, que são diversas. No caso do KFC, por exemplo, entendemos que o público brasileiro valoriza muito a inovação e a qualidade, mas também busca conveniência e acessibilidade”, afirmou Bruna Fausto, diretora-geral do KFC no Brasil, em entrevista exclusiva à Mercado&Consumo.

“O modelo go-to-market da IMC envolve uma pesquisa detalhada de mercado, identificação das ocasiões de consumo mais relevantes e uma adaptação das ofertas para atender às demandas locais. Para expandir o KFC, temos focado em um marketing mais agressivo e priorizado regiões onde já existe uma forte presença da marca, mas também explorado novas oportunidades em áreas com grande potencial de crescimento”, revelou a executiva, que está confirmada em um dos painéis do Latam Retail Show, principal evento de varejo B2B da América Latina, realizado pela Gouvêa Experience, entre os dias 17 e 19 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. A M&C é media partner e fará uma cobertura especial do evento.

Bruna chegou na IMC no final da pandemia, mas cuidando da operação de Pizza Hut. Em 2023, ela migrou para o KFC em um movimento estratégico da companhia, com a ideia de ajustar o marketing e de menu, junto às inovações de produto, mirando a ampliação da rede de lojas próprias e franqueadas para interiores dos estados e novas regiões. “Atualmente o KFC está em plena expansão no Brasil, o que exigiu uma adaptação rápida para a rede continuar crescendo de forma sustentável, mantendo a qualidade e inovação que os consumidores esperam”, comentou.

Virada de chave

Assim como para várias outras empresas de diferentes setores do mercado, a pandemia acabou sendo uma virada de chave para a IMC e suas operações, tanto pelo avanço tecnológico necessário para se adaptar ao momento, quanto pela mudança no comportamento do consumidor.

“A pandemia definitivamente acelerou alguns processos que já estavam em andamento na companhia, como a digitalização e a multicanalidade. Houve uma mudança significativa na mentalidade operacional, com um foco maior em flexibilidade e resiliência. A necessidade de atender ao consumidor de forma rápida e segura fez com que nos adaptássemos a uma nova realidade, em que a conveniência e a tecnologia se tornaram essenciais. No caso específico de Pizza Hut e KFC, isso incluiu o desenvolvimento de canais de venda próprios e alternativos, como aplicativos e totens de autoatendimento, além de uma maior atenção à jornada do cliente em todos os pontos de contato”, afirmou Bruna Fausto.

“O consumidor brasileiro é, sem dúvida, muito exigente, especialmente quando se trata de comida. Ele busca qualidade, inovação e bom custo-benefício. Comparado ao consumidor de outros países, o brasileiro tende a valorizar mais a experiência gastronômica como um todo, o que inclui o ambiente, o atendimento e a variedade do cardápio. As diferenças culturais e regionais fazem com que precisemos ajustar nossas estratégias para atender a essas demandas de forma eficaz”, revelou a executiva.

E se engana quem pensa que o KFC está preocupado com a chegada de novas marcas que têm o frango frito como foco das operações. Para a executiva, isso fortalece ainda mais o interesse nesse consumidor cada vez mais exigente. “Eleva o padrão de qualidade e inovação, nos provocando e beneficiando diretamente o consumidor. No KFC, continuamos focados em nossa tradição e qualidade inigualável, mas também em inovar e nos adaptar ao mercado. Nossa estratégia é destacar a autenticidade e o sabor único dos nossos produtos, o que tem nos permitido manter uma posição de liderança mesmo em um cenário competitivo”, finalizou Bruna Fausto.

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Destaque do dia, Foodservice, Latam Retail Show, Notícias
  • Tags: BrasilclienteClientescomérciocomportamentocomprasconsumidorconsumidoresconsumofoodserviceIMCInternational Meal CompanyKFCLATAMLATAM Retail ShowLRSM&Cmercadonegóciosvarejovendas

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