Brasileiros têm mais confiança em fazer compras online por site ou app oficial das marcas

Pesquisa revela que maior medo de consumidores digitais é ter a conta bancária hackeada

Brasileiros têm mais confiança em fazer compras online por site ou app oficial das marcas
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Impulsionado principalmente pela pandemia, o comércio online tornou-se uma parte indispensável do mercado de vendas no Brasil. Uma pesquisa da Akamai, empresa especializada em serviços de computação em nuvem e segurança cibernética, revelou que para 58% dos consumidores virtuais, saber que estão comprando no site ou aplicativo oficial da loja ou marca é o principal fator que inspira confiança.

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As garantias sobre a segurança dos dados do cartão de crédito durante as transações são cruciais para 54% dos entrevistados. Além disso, 40% dos participantes afirmam que não comprariam novamente em um site que já tenha enfrentado incidentes de segurança ou vazamento de dados, mesmo que a empresa tenha implementado melhorias substanciais em sua segurança.

“O comércio online brasileiro evoluiu muito nos últimos anos, mas ainda há muito a ser feito para atender à crescente demanda dos consumidores por agilidade. No passado, a lentidão era um fator crucial para que os consumidores desistissem de continuar em um site. Apesar deste problema ainda ser mencionado, hoje observa-se que os usuários são mais críticos em relação à qualidade das informações sobre os produtos e os aspectos ligados à segurança do site e proteção de suas transações. A confiança é um fator crucial, que pode determinar a escolha de um site ou aplicativo na hora de realizar uma compra”, afirma Helder Ferrão, gerente de estratégia de indústrias da Akamai Latam.

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Os maiores medos dos clientes neste caso incluem ter a conta bancária hackeada (35%) e os dados do cartão clonados (31%). A preocupação com o vazamento de senhas é significativa, afetando 93% dos usuários, enquanto 89% temem o vazamento do CPF.

Outro dado relevante é que 70% das pessoas revisam as políticas de privacidade e segurança antes de fornecer informações pessoais em sites ou aplicativos. Apesar disso, 48% acreditam que as empresas ainda não estão suficientemente preparadas para enfrentar ameaças cibernéticas.

“É necessário criar um ambiente digital seguro e transparente, no qual os consumidores se sintam protegidos em todas as etapas da jornada de compra. Isso inclui desde a proteção dos dados pessoais e financeiros até a oferta de canais de atendimento eficientes e que demonstrem um processo de compra seguro e intuitivo”, finaliza Ferrão.

Para conferir o estudo completo clique aqui.

Com informações de Mercado&Tech
Imagem: Shutterstock

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