Os moradores da Cidade de Deus, Gardênia Azul e Rio das Pedras, no Rio de Janeiro, passam a ter acesso a sacolas surpresas do Food to Save, com produtos variados vendidos pelo app com até 70% de desconto. Batizado de Food To Save chegou nas Comunidades, o projeto visa evitar o descarte de pelo menos uma tonelada de alimentos por mês apenas nas três comunidades atendidas nesta fase inicial.
As sacolas são preparadas por meio da solução Food Market, que reaproveita o excedente de produção de grandes empresas e o transforma em kits acessíveis. Cerca de 10% do valor arrecadado com as sacolas será destinado aos pontos de venda locais, operados por moradores, gerando emprego e movimentando a economia local.
“Esse movimento representa mais do que um novo canal de distribuição. É um passo estratégico e social para transformar a relação das comunidades com a alimentação, inclusão e acesso a marcas que normalmente não chegam nas comunidades”, explica Lucas Infante, CEO e cofundador da Food To Save.
A ideia é, ainda em 2025, expandir para outras comunidades do Rio de Janeiro e, posteriormente, replicar a iniciativa nas grandes capitais do Sudeste.
A operação é viabilizada pela tecnologia e logística da naPorta, que atua como ponte entre empresas e favelas. “Queremos entregar de tudo para todos e com a parceria junto à Food To Save reforçamos cada vez nossa missão. Unido conveniência com impacto”, destaca Katrine Scomparin, CMO da naPorta.
Imagem: Matheus Toledo/Divulgação