Governadora alerta Trump sobre ameaça de tarifas na indústria automotiva de Michigan

Trump, porém, não fez nenhuma promessa específica sobre a pauta

Tarifas podem pressionar inflação e desacelerar consumo nos EUA, alerta NRF

A governadora de Michigan, Gretchen Whitmer, se reuniu em privado no Salão Oval com o presidente dos EUA, Donald Trump, para fazer um alerta a indústria automotiva que está sendo prejudicada por suas tarifas.

Na última terça-feira, 5, a democrata compareceu ao encontro com uma apresentação de slides para expor seus argumentos de forma visual. A estratégia de Whitmer para lidar com Trump expõe o dilema que ela e outros líderes democratas enfrentam para tentar proteger os interesses de seus Estados e, ao mesmo tempo, expressar oposição à agenda dele, o fato de Whitmer ter “uma abertura para fazer apelos diretos” a Trump, em privado, foi único neste momento político, segundo Matt Grossman, professor de política da Universidade Estadual de Michigan.

Foi a terceira reunião de Whitmer com Trump na Casa Branca desde que ele assumiu o cargo em janeiro. A última, no entanto, foi bem mais discreta do que a de abril, quando Whitmer involuntariamente participou de uma coletiva de imprensa improvisada que a constrangeu a ponto de fazê-la cobrir o rosto com uma pasta.

[the_ad_group id="11688"]

No encontro da semana passada, ela disse ao presidente que os danos econômicos das tarifas poderão ser graves no setor automotivo de Michigan, um estado que ajudou a elegê-lo em 2024. Os riscos incluem cortes de empregos nas fábricas, redução de lucros das montadoras e aumentos de preços.

Trump, porém, não fez nenhuma promessa específica à governadora, segundo fontes com conhecimento da conversa, que falaram sob condição de anonimato.

Com informação do Estadão de Conteúdo (Associated Press).
Imagem: Envato

Sair da versão mobile