Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Franchising no Brasil é benchmark global também no varejo

Momentum 1.080

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
11 de agosto de 2024
no Uncategorized
Tempo de leitura: 3 minutos
Franchising no Brasil é benchmark global também no varejo

A evolução do franchising no Brasil é um case global e coloca o País entre os maiores mercados do mundo nesse modelo de negócio, com perto de 200 mil franquias, faturamento de R$ 240,6 bilhões, em 2023, 3.300 marcas franqueadas e participação no PIB estimada de 2,2%.

Os Estados Unidos são o maior mercado de franquias do mundo, com 800 mil unidades e participação no PIB estimada de 4%, enquanto na França são 78 mil unidades e cerca de 3,5% de participação.

Na China, estima-se que existam 300 mil unidades, enquanto no Japão operam cerca de 260 mil, com uma média de 2,5% de contribuição para o PIB.

Diversos fatores contribuem para explicar o crescimento, a representatividade e a vitalidade do setor de franquias no Brasil, incluindo o espírito empreendedor; a competência das maiores redes, que absorveram, adequaram e se tornaram referência local e global no modelo de expansão; além do apelo pelo empreendedorismo individual.

Deve ser citada também a atividade estruturada da ABF, entidade fomentada com espírito empresarial e decisiva em atividades de promoção, difusão das melhores práticas e organização de iniciativas.

Também é importante lembrar que, diferentemente de muitos mercados, as taxas internas de juros inibem investimentos empresariais próprios. Além disso, a complexa e onerosa estrutura tributária gerou a criação do Simples, que estimula o modelo de franquias. E a legislação trabalhista, que muitas vezes atua como inibidor de investimentos corporativos, também incentiva a opção pelo franchising como modelo de negócio e estratégia de distribuição.

Assim como ocorre no varejo em geral, nos serviços é crescente a adoção do franchising como modelo de negócio. Os dois setores com maior representatividade no País são o de foodservice, com faturamento de cerca de R$ 50 bilhões, e o de saúde, beleza e bem-estar com R$ 55,6 bilhões.

De alguma forma, esses fatores contribuíram para que o Brasil se transformasse num benchmarking global, com duas das maiores redes franqueadas do mundo: a Cacau Show em chocolates, com 4535 unidades (e 120 em implantação), e O Boticário, com cerca de 3700.

Em ambos os casos, o franchising foi a estratégia predominante, mas também operam com a proposta de serem multimarcas, multicanais, multicategorias e multimodelos de negócios.

A proposta em discussão e a aprovação final da reforma tributária podem contribuir para simplificar ainda mais o emaranhado tributário do País e impactar positivamente o setor. Da mesma forma, a transformação estrutural do emprego e das relações no trabalho deve estimular o apelo das franquias como atividade empreendedora inicial.

Essa realidade tem estimulado corporações como Carrefour, Ambev, P&G, Nestlé e Unilever a também adotarem o franchising como estratégia de expansão de negócios, acelerando a cobertura de mercado e integrando, de forma virtuosa, pequenos e médios empreendedores.

Interessante notar que a China também tem se destacado no franchising, com a combinação de redes tradicionais de varejo que operam franquias, como os super e hipermercados Lianhua, Wumart, RT-Mart e Yonghui, assim como o Gome, de eletroeletrônicos, e o Watsons, em saúde e cuidados pessoais.

Vale muito a reflexão das oportunidades que esse modelo de negócio pode oferecer ao combinar dedicação, envolvimento, foco e empreendedorismo individual com a força da marca, apoio, recursos e estímulos proporcionados pelas marcas e corporações. Em especial, em uma realidade como a do Brasil.

Nota: No Latam Retail Show, de 17 a 19 de setembro no Center Norte, em São Paulo, haverá especial ênfase, conteúdo e programação dedicados aos diferentes modelos de negócios sob os quais o varejo opera no Brasil, incluindo o franchising. As discussões vão abordar as transformações no mercado, na geografia, na política e na economia, além de seus impactos no consumo, no comércio e no varejo, considerando diferentes canais, categorias, formatos de lojas e modelos de negócios, tanto no Brasil quanto nos mercados globais. O evento também terá transmissão virtual de parte do conteúdo para quem não possa participar presencialmente. Os ingressos limitados já estão disponíveis pelo site.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Petrobras vai “superar 1 milhão de barris em Búzios”, diz Magda

Próxima Postagem

Prefeitura de SP oferece cursos de vendas na internet e gestão para artesãos da capital

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Em carta a líderes do G20, presidente do FSB pede implementação de reformas financeiras
Economia

Em carta a líderes do G20, presidente do FSB pede implementação de reformas financeiras

18 de novembro de 2024
Após queda, setor de artigos farmacêuticos cresce 2,1% em outubro
Varejo

Após queda, setor de artigos farmacêuticos cresce 2,1% em outubro

14 de novembro de 2024
Minha Casa Minha Vida
Economia

Minha Casa Minha Vida pode chegar a 2,3 milhões de unidades até o fim de 2026, diz ministro

14 de novembro de 2024
Juíza absolve Samarco, Vale e BHP de crimes ambientais na tragédia de Mariana
Economia

Juíza absolve Samarco, Vale e BHP de crimes ambientais na tragédia de Mariana

14 de novembro de 2024
Senado analisa projeto de lei do mercado de crédito de carbono nesta terça-feira
Economia

Com alterações, Senado aprova projeto que cria mercado regulado de carbono

14 de novembro de 2024
Um levante pela Nação no varejo e em toda a realidade nacional
Uncategorized

Um levante pela Nação no varejo e em toda a realidade nacional

18 de agosto de 2024
Em parceria com o governo federal, Carrefour alcança 53 mil contratados do programa Bolsa Família
Varejo

Carrefour, Assaí, Magazine Luiza, Casas Bahia e RD Saúde lideram ranking dos grandes do varejo

13 de agosto de 2024
Varejo se movimenta contra bets em Brasília enquanto ainda busca dados conclusivos
Uncategorized

Bets impactam emprego e vendas no comércio e no varejo

4 de agosto de 2024
Próxima Postagem
Prefeitura de SP oferece cursos de vendas na internet e gestão para artesãos da capital

Prefeitura de SP oferece cursos de vendas na internet e gestão para artesãos da capital

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.