UE aceita oferta da Apple de abrir sistema móvel de pagamentos para terceiros

Em comunicado, a Comissão Europeia afirmou que a big tech se comprometeu a respeitar as regras antitruste do bloco

Apple Pay permitirá serviço de pagamento por provedores de terceiros na União Europeia
[the_ad id="169690"]

A União Europeia avaliou (UE) que decisão da Apple de permitir que serviços de carteira digital e de pagamentos móveis de terceiros usem a tecnologia por trás de seu aplicativo Apple Pay atende plenamente preocupações de autoridades do bloco de que o fabricante do iPhone vinha prejudicando a concorrência na região.

[the_ad id="138406"]

Em comunicado, a Comissão Europeia, o braço executivo da UE, disse, nesta quinta-feira, 11, que a Apple se comprometeu a respeitar as regras antitruste do bloco no que diz respeito a pagamentos móveis.

“A partir de agora, os concorrentes poderão competir efetivamente com o Apple Pay para pagamentos móveis com o iPhone em lojas”, disse a comissária da UE para concorrência, Margrethe Vestager. “Assim, consumidores terão uma gama mais ampla de carteiras móveis seguras e inovadoras para escolher,” acrescentou.

[the_ad_group id="11688"]

Apple foi primeiro alvo da UE

No final de junho, órgãos reguladores da União Europeia começaram a colocar em prática as novas regras de concorrência digital do bloco, e a Apple foi a primeira empresa a ser acusada de desrespeitá-las ao impedir que desenvolvedores de aplicativos indiquem aos usuários opções mais baratas fora de sua App Store.

A legislação da UE é um conjunto abrangente de regulamentações que visa a impedir que os “guardiões” da tecnologia dominem os mercados digitais sob a ameaça de pesadas penalidades financeiras. A comissão abriu uma rodada inicial de investigações ,após a entrada em vigor em março, incluindo uma investigação separada em andamento sobre se a Apple está fazendo o suficiente para permitir que os usuários do iPhone mudem facilmente de navegador da Web e outros casos envolvendo o Google e a Meta.

Com informações de Estadão Conteúdo (Sergio Caldas)
Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile