Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Venda de cimento atinge 30,3 milhões de toneladas no 1º semestre

A previsão anual de crescimento para o setor gira em torno de 0% até 1%, refletindo a manutenção de cautela do segmento

Redação de Redação
11 de julho de 2023
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
cimento

As vendas de cimento somaram 30,3 milhões de toneladas de janeiro a junho, o que significa queda de 1,8% nos seis primeiros meses de 2023 em comparação com o mesmo período de 2022. Os dados são do Sindicato Nacional da Indústria de Cimento (SNIC). A previsão anual de crescimento para o setor gira em torno de 0% até 1%, refletindo a manutenção de cautela do segmento.

Quanto ao mês de junho, as vendas de cimento atingiram 5,3 milhões de toneladas – alta de 1,3% se comparadas ao mesmo mês do ano anterior. Ao analisar o despacho por dia útil, 2,284 mil toneladas foram comercializadas em junho, aumento de 1,4% ante o mesmo mês de 2022.

Segundo o SNIC, a persistência de uma taxa básica de juros em patamares altos continua dificultando o acesso ao crédito. Além disso, outros fatores, como o elevado nível de endividamento das famílias, a fraca demanda imobiliária, o baixo nível dos estoques de obras e menor quantidade de lançamentos seguem prejudicando o setor.

Perspectivas

Apesar do cenário negativo registrado no primeiro semestre, o presidente do SNIC, Paulo Camillo Penna, avaliou que há indicativos que podem beneficiar o mercado de cimento no segundo semestre.

Penna destacou que os seis meses finais do ano costumam ser marcados por sazonalidade positiva para a construção, em decorrência de um menor volume de chuvas, impulsionando a realização de obras. Outro fator apontado pelo porta-voz diz respeito à projeção de queda na taxa Selic para 12% até o final do ano, o que permite melhores condições de crédito e consumo.

“O desempenho foi abaixo em muitos momentos em função dos juros elevados, mas existem muitas ações acontecendo em termos de expectativa. Se confirmadas, elas podem ajudar o setor a fechar o ano próximo da neutralidade ou com crescimento de 1%”, afirmou Penna.

O reforço ao programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) foi destacado por Penna como um fator que pode impactar positivamente as vendas de cimento. “Temos anunciado pelo governo a expectativa de entregar dois milhões de casas, seriam 500 mil unidades por ano. Não será tarefa fácil, mas, segundo as nossas estimativas, esse número adicionaria cerca de 10 milhões de toneladas nesses quatro anos”, afirmou.

Custos

Quanto aos custos do setor de cimento, Penna afirmou que o preço de maio para o coque de petróleo diminuiu e está em torno de US$ 79 dólares a tonelada. O produto registrou fortes altas nos últimos anos em função do conflito entre Rússia e Ucrânia, bem como a pandemia. O material chegou a ser comercializado na faixa de US$ 130/tonelada em 2021 e encerrou em 2022 próximo de US$ 129.

Apesar da queda nos custos com o coque, o setor foi impactado por alta de 38% nos gastos com a energia elétrica no período acumulado de janeiro até junho ante o mesmo intervalo do ano passado. Os dispêndios com o frete rodoviário também aumentaram 35% na mesma faixa de comparação, segundo Penna.

Com informações de Estadão Conteúdo (Jorge Barbosa)
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Varejo teme demissões e fechamentos de lojas com isenção de imposto para compras de até US$ 50

Próxima Postagem

CNI e Caixa renovam parceria no crédito a micro e pequenas empresas

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
CNI

CNI e Caixa renovam parceria no crédito a micro e pequenas empresas

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.