Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Inovação

BRF digitaliza fábrica e passa a usar smartphones em controle de qualidade

  • de Redação
  • 6 anos atrás

Para aprimorar sua produção de pizzas na fábrica em Ponta Grossa, Paraná, a BRF está digitalizando a unidade. Os smartphones passaram a ser utilizados para coletar dados na linha de produção, o que antes era feito por meio de canetas e planilhas. As informações são inseridas em um aplicativo e armazenadas na nuvem. De acordo com a companhia, a expectativa é reduzir custos, o desperdício de matéria-prima e aumentar a produtividade. A fábrica tem capacidade para produzir 6 mil pizzas por hora

O app utilizado pelos funcionários registra dados como diâmetro e temperatura das pizzas na linha de produção. Anteriormente, as informações eram inseridas em planilhas e posteriormente eram realizados cálculos indicando possíveis inconsistências. O aplicativo realiza a análise dos dados e gera um alerta caso haja algo diferente do padrão. Assim, as decisões podem ser tomadas de forma mais rápida, para fazer mudanças ou interromper a produção.

“Se a pizza estiver fora do padrão, será gerado um alerta em tempo real. A tomada de decisão sobre a necessidade de calibrar uma máquina é na hora. Por exemplo, se o app mostrar que a pizza está com o peso acima do definido, é porque a máquina está colocando mais ingredientes. O objetivo é melhorar o processo de gestão, que antes era feito manualmente”, disse Leandro de Lima, gerente de tecnologia da informação da BRF.

A tecnologia está em fase de testes e após o piloto com os operadores, serão lançadas ferramentas para os gestores. A expectativa é começar a nova fase ainda este mês. Os funcionários aprovaram a mudança. De acordo com o gerente, como os smartphones são parte do dia a dia, o processo de transição não foi difícil. A intenção é que, no futuro, com o uso de learning machine, as informações sejam usadas para a tomada de decisões.

A transformação digital também deverá acontecer nas fábricas de Toledo (PR), Videira (SC) e Lucas do Rio Verde (MT). A tecnologia será usadas nas linhas de processamento de aves, produção de presuntos e de mortadela. O objetivo é expandir a solução para todas as 27 unidades da empresa. Outros processos digitais estão sendo implementadas em áreas como recursos humanos, comercial, logística e agropecuária.

*Imagem reprodução

  • Categories: Inovação, Notícias
  • Tags: agilidadeanáliseaplicativoáreasBRFconsumidordadosdata analyticsexpansãofábricainformaçõeslinha de produçãopadrãoparanápizzaPonta Grossaprocessosproduçãoprodutividadequalidadesmartphonesoluçãotecnologiatomada de decisõesTransformação digitalvendas

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

de Redação 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile