Free Fire e Gol lideram ranking de anúncios mais lembrados pelos brasileiros

Em termos percentuais, o Garena também apresentou o maior aumento entre as 10 marcas mais bem-sucedidas

O jogo de videogame Garena Free Fire foi a marca que executou a estratégia de publicidade mais eficaz no mês de maio entre as 440 empresas monitoradas pela plataforma BrandIndex no Brasil, da YouGov, multinacional especializada em pesquisa de mercado online.

O título Battle Royale conseguiu melhorar o seu índice de “consciência da publicidade” (que mede quantas pessoas notaram um anúncio de marca nas últimas semanas) em 8,7 pontos entre os dias de pior e melhor desempenho durante o período. Em termos percentuais, o Garena também apresentou o maior aumento entre as 10 marcas mais bem-sucedidas do Brasil.

Ela também foi a única empresa do setor de videogames a entrar no Top 10 desta edição do ranking. No geral, a lista foi ocupada principalmente por empresas ligadas ao setor de alimentos: Seara, Subway e Sadia marcaram mais de seis pontos cada uma durante o período, conquistando o terceiro, o sexto e o oitavo lugar na lista, respectivamente, enquanto o iFood alcançou o décimo lugar na classificação com um aumento líquido de 5,7 pontos.

[the_ad_group id="11688"]

As outras marcas no Top 10 do “Anunciante do Mês” para maio de 2023 no Brasil são mais diversificadas dentro dos setores aos quais pertencem. As companhias aéreas Gol e Latam ficaram em segundo e quinto lugares no ranking, com aumentos de 7,5 e 6,4 pontos em suas respectivas pontuações de consciência da publicidade. A empresa automobilística Chevrolet, a emissora de TV SBT e a marca de produtos de higiene pessoal Dove também tiveram desempenhos suficientes para entrarem no top 10.

Free Fire e Gol lideram ranking de anúncios mais lembrados pelos brasileiros

Metodologia da pesquisa

O YouGov BrandIndex coleta dados sobre milhares de marcas todos os dias. A consciência da publicidade de uma marca é baseada na pergunta: “De quais das seguintes marcas você viu um anúncio nas duas últimas semanas?”. A pontuação de consciência da publicidade é baseada em uma média móvel de quatro semanas. A mudança nas pontuações de cada marca é calculada tomando a diferença entre os dias de maior e menor pontuação dentro do período.

David Eastman, diretor-geral da YouGov América Latina, avalia que a Garena Free Fire promoveu agressivamente suas atualizações, eventos e colaborações tanto com anúncios tradicionais como com dinâmicas mais focadas em gerar buzz e interações com seus seguidores no mês passado. Ele destaca, principalmente, a estratégia da marca para o Dia das Mães.

No início do período analisado, um vídeo de uma mulher idosa jogando Battle Royale no ônibus viralizou nas redes sociais. As contas oficiais da Garena rapidamente compartilharam o clipe, citando a liga de esportes eletrônicos Free Fire no Brasil (LBFF) e dizendo que seu talento estava sendo procurado para torneios oficiais. A mulher, que rapidamente ficou conhecida como a “Vovó do Free Fire”, posteriormente se juntou à LBFF para a campanha do Dia das Mães.

“Mas essa não foi a única iniciativa do Free Fire para a comemoração especial. Desde os primeiros dias de maio, os canais de mídia social do Garena Free Fire começaram a promover objetos estéticos e itens para os usuários que atingirem determinadas metas no jogo nos dias que antecederam o feriado. Mesmo depois do dia 10 de maio, o título do Battle Royale seguiu introduzindo recompensas especiais para seus usuários”, explica Eastman.

Segundo ele, é justamente a partir dos primeiros dias de maio (e até o dia 23 do mês, quando a campanha provavelmente deixou de surtir efeito) que o Garena Free Fire teve seu maior crescimento dentro do período. “Nesse sentido, o caso Battle Royale torna-se uma excelente lição para outras marcas no Brasil sobre como aproveitar ao máximo as comemorações como o Dia das Mães e situações virais que, embora impossíveis de prever, podem ser muito benéficas se adotadas de forma rápida e inteligente”, complementa.

Imagens: Reprodução/Garena e Divulgação

Sair da versão mobile