Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Bares e restaurantes esperam bom faturamento com o Dia dos Namorados

Situação do setor teve melhora em abril, mas número de estabelecimentos trabalhando com prejuízo ainda é alto

  • de Redação
  • 2 anos atrás
Bares e restaurantes esperam bom faturamento com o Dia dos Namorados

Close up two people holding wine glasses, toasting on their dinner table

Data tradicionalmente lucrativa para o setor, o Dia dos Namorados promete um maior faturamento para bares e restaurantes em junho. Segundo levantamento realizado pela Associação Braslileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), cerca de 79% dos empresários do setor esperam um aumento no faturamento se comparado com o mesmo período do ano anterior.

A pesquisa foi realizada com 2.141 proprietários e gestores de bares e restaurantes de todas as regiões do país, sendo que 57% acreditam que esse aumento seja de até 30%.

“Esse ano teremos o Dia dos Namorados em uma segunda-feira, o que consideramos muito positivo, pois atrai público para um dia da semana normalmente menos movimentado, em que alguns estabelecimentos nem abririam”, afirma Paulo Solmucci, presidente da Abrasel. O executivo conta que a data costuma representar o dia mais lucrativo do ano para muitos bares e restaurantes.

Se comparado aos meses anteriores, foi observada uma melhora significativa no cenário econômico do ramo. Em abril, 21% dos estabelecimentos relataram prejuízo, uma redução de seis pontos percentuais em relação aos 27% registrados em março, sendo o melhor resultado do ano até então. Apenas 37% das empresas apresentaram lucro, enquanto 41% se mantiveram no equilíbrio.

“Com base nisso, a confiança é ampla em alcançar um faturamento superior ao registrado no ano passado”, acrescenta Solmucci.

Empréstimos

A pesquisa revela que, no que diz respeito a empréstimos, 66% dos estabelecimentos entrevistados têm empréstimos ativos no momento, sendo que 67% desses obtiveram crédito através do Pronampe.

Após a divulgação da nova lei em abril, que permite a extensão dos prazos de pagamento junto aos bancos, 11% tiveram sucesso na solicitação de renegociação, enquanto 9% ainda aguardam resposta. No entanto, 11% solicitaram a renegociação, mas não obtiveram êxito, e 70% ainda não realizaram a solicitação.

“Para poder honrar compromissos mais urgentes, os estabelecimentos vêm deixando de pagar dívidas, principalmente relativas a impostos federais”, finaliza Solmucci.

A taxa de inadimplência em relação ao programa é de 14%, o que representa um valor superior à média do mercado, que é de 4,1%.

Imagem: Divulgação

  • Categories: Destaque do dia, Foodservice, Notícias
  • Tags: abraselalimentaçãobaresbares e restaurantesBrasilclienteClientescomérciocomportamentocomprasconsumidorconsumidoresconsumocrescimentodia dos namoradosEconomiaempréstimosFaturamentofoodservicelojalojaslucronegóciosprodutosPronamperestaurantes

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile