Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Foodservice

Inflação pesa no bolso e brasileiros reduzem em mais de 5% consumo fora do lar, aponta IFB

Ticket médio atinge R$ 45,60; setor enfrenta alta de preços e redução de frequência

  • de Redação
  • 2 meses atrás
Inflação ficou em 0,31% em janeiro, segundo relatório do IPCA-15 divulgado pelo IBGE

O Índice de Desempenho do Food Service (IDF), divulgado pelo Instituto Foodservice Brasil (IFB), registrou crescimento nominal de 1,4% em fevereiro de 2025. Descontada a inflação medida pelo IPCA, o índice aponta retração de 5,3% no desempenho real do setor.

Segundo o IFB, fatores de calendário influenciaram os resultados, como a ausência de um dia útil em relação a 2024, devido ao ano bissexto, e a mudança do feriado de Carnaval, que em 2025 ocorreu em março, enquanto em 2024 foi em fevereiro. O fechamento do primeiro trimestre, previsto para abril, trará uma análise mais precisa ao desconsiderar efeitos sazonais.

Regionalmente, o desempenho variou. O Norte e o Centro-Oeste tiveram alta de 7,3% e 7,0%, respectivamente. O Nordeste apresentou crescimento de 3,7%. O Sudeste registrou queda de 0,9%. A análise de mesmas lojas aponta recuo de 0,5%, indicando redução no volume de vendas em pontos de venda já existentes.

No acumulado de janeiro e fevereiro, o crescimento nominal foi de 3,8%, enquanto o crescimento real ficou em 1,9%. O delivery respondeu por 22,7% das vendas em fevereiro. O segmento de centros comerciais cresceu 7,3%, e lojas de rua, 3,9%.

O número de estabelecimentos teve variação positiva de 1,7% na comparação anual. Foram abertas 19 lojas em fevereiro, sendo 7 em centros comerciais e 12 de rua. No mesmo período, 40 lojas encerraram as atividades. O ticket médio alcançou R$ 45,60, com alta de 5,94%, acompanhando a inflação anual do setor, que foi de 5,9%. O volume de transações caiu 3,1%.

“O setor de food service segue demonstrando resiliência, mas o impacto da inflação e a redução no volume de transações indicam que os desafios ainda não foram superados. Precisamos de estratégias inovadoras e maior eficiência operacional para garantir uma retomada sustentável”, afirma Ingrid Devisate, vice-presidente executiva do IFB.

“Os empresários precisam estar atentos às mudanças no comportamento do consumidor e focar em otimização e digitalização para manter a competitividade. A inovação será o diferencial para quem deseja crescer em um mercado cada vez mais desafiador”, completa Devisate.

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Foodservice, Notícias
  • Tags: BrasilEconomiaempresasestratégiaexpansãoFaturamentofoodserviceinvestimentomercadonegóciosvendas

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

de Redação 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile