Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Com otimismo, Estados Unidos esperam crescimento de 4,2% no PIB em 2021

Aiana Freitas de Aiana Freitas
11 de janeiro de 2021
no Destaque do dia, Notícias, NRF Retail's Big Show, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos

O atual cenário da pandemia de Covid-19 será o pano de fundo do que vai acontecer na NRF 2021: Retail’s Big Show – Chapter 1, versão virtual do maior evento de varejo do mundo, marcada para acontecer a partir desta terça-feira (12). E, durante o webinar “Retail Trends Pré-NRF O melhor da NRF 2021 Chapter 1”, transmitido pelo portal Mercado&Consumo nesta segunda (11), Eduardo Yamashita, COO da Gouvêa Ecosystem, lembrou o fato de que o Brasil e os Estados Unidos têm uma semelhança muito grande quando se fala de mercado – fato que faz com que o país olhe para o varejo norte-americano mais de perto.

A economia norte-americana vinha de uma série de 128 meses de expansão, desde a crise de 2008 e 2009, e começou a sofrer como todos os países do mundo a partir de março de 2020. No segundo trimestre, houve uma queda de 31,4%; no terceiro, uma recuperação, e um crescimento de 33,1%. Segundo Yamashita, é importante lembrar que a queda observada no segundo trimestre é inédita para os EUA e nunca registrada antes. “Estima-se que o crescimento do último semestre de 2020 seja um pouco menor, com algo na casa de 10,4%. Ou seja, isso configura uma recessão no mercado que, desde 1850, já sofreu essa situação cerca de 30 vezes”, explica o executivo.

Inflação dentro da meta

Durante sua participação, Eduardo comentou o quanto a inflação controlada é importante, principalmente porque ela garante o poder de compra das famílias, além de ditar o patamar de juros com o qual as economia irão trabalhar. “Quando a inflação está controlada, os juros tendem a estar baixos”, disse. Nos EUA, a inflação mais utilizada é o Personal Consumption Expenditures (PCE) – seria o nosso IPCA.

E, mesmo com todo o cenário instável da economia norte-americana, a inflação naquele país continua controlada. Estima-se que o ano de 2020, assim que apurados todos os números, deva se encerrar com alta de 1,4%. Há, ainda, projeções de altas para 2021, 2022 e 2023 de 1,8%, 1,9% e 2%, respectivamente.

Emprego, segundo o especialista, é o indicador mais importante para o consumo e o varejo. De 2017 até 2020, os EUA passaram três anos com taxa de desemprego menor do que 5% e atingiram seu menor patamar em fevereiro de 2020, com 3,6%. Entre março e abril, esse índice tomou proporções drásticas e atingiu, no período, 14,7% – o maior patamar da História dos Estados Unidos.

“Essa crise está sendo muito mais aguda do que a crise de 2002 e a de 2008, as mais recentes enfrentadas. Porém, tem sido uma crise com recuperação muito mais rápida”, afirma Yamashita.

Até esta segunda-feira (11), 6,7 milhões de americanos foram vacinados contra a Covid-19 o plano de imunização deve seguir até o quarto trimestre com estimativa de mais de 75% da população vacinada. Importante ressaltar que os EUA, ao lado da China, lideram o ranking de vacinação em todo mundo.

Imagem: Bigstock

Postagem anterior

Lojas do futuro sabem tudo do cliente e oferecem autonomia e experiências únicas

Próxima Postagem

“Vivemos a maior revolução da História”, diz assessora do Ministério da Ciência

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
“Vivemos a maior revolução da História”, diz assessora do Ministério da Ciência

"Vivemos a maior revolução da História", diz assessora do Ministério da Ciência

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.