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Danone pede desculpas ao Ministério da Agricultura e diz continuar comprando soja brasileira

Diretor financeiro da empresa havia afirmado em entrevista à Reuters que a empresa havia parado de comprar soja do País

  • de Redação
  • 6 meses atrás
Danone pede desculpas ao Ministério da Agricultura e diz continuar comprando soja brasileira

A Danone pediu desculpas ao Ministério da Agricultura por eventuais “entendimentos errados sobre a sustentabilidade da soja brasileira” e reafirmou que continua comprando a oleaginosa nacional. A manifestação da empresa foi feita em carta assinada pelo vice-presidente executivo global da Danone, Laurent Sacch, e pela presidente na América Latina, Silvia Dávilla, endereçada ao ministro Carlos Fávaro, informou a pasta.

Na carta divulgada pelo ministério, a empresa desmentiu informações que circularam na mídia sobre a compra de soja brasileira pela multinacional de origem francesa.

A manifestação refere-se a uma fala do diretor financeiro da Danone, Jurgen Esser, que afirmou em entrevista à Reuters que a empresa havia parado de comprar soja do Brasil e passado a adquirir o produto de países da Ásia como antecipação à lei antidesmatamento da União Europeia.

“Confirmamos e ratificamos que a Danone continua consumindo soja brasileira em suas operações locais e internacionais, em conformidade com as regulamentações aplicáveis. Ainda assim, se porventura qualquer menção de executivos do Grupo levou a entendimentos errados sobre a sustentabilidade da soja brasileira, pedimos as mais sinceras desculpas”, dizem os executivos da Danone na carta ao ministério.

‘Insumo essencial”

A multinacional afirmou ainda que a soja brasileira é um “insumo essencial na cadeia de fornecimento de ração animal” para as suas operações mundiais de laticínios. “No Brasil, em particular, a maior parte deste volume continua a ser adquirida por meio do Centro de Compras da Danone e disponibilizada a produtores de leite parceiros. Em outras regiões, onde produtores de leite obtêm sua ração diretamente de fornecedores de sua escolha, a soja brasileira continua sendo um insumo importante para a Danone e toda a indústria”, explicou a empresa.

Os executivos asseguraram também que a multinacional trabalha para “garantir que a soja seja proveniente de fontes sustentáveis verificadas como livres de desmatamento, independentemente da sua origem geográfica”. “Também incentivamos ativamente nossos produtores de leite parceiros a comprarem ração apenas de fornecedores que respeitem esse compromisso ou possuam certificações credíveis. Nesse sentido, reconhecemos o notável compromisso do governo brasileiro em preservar as florestas locais e seus sólidos programas dedicados à proteção da floresta amazônica e ao avanço da agricultura sustentável de soja. Reconhecemos também as associações comerciais e os agricultores brasileiros que se dedicam incansavelmente à sustentabilidade e à inovação no campo”, afirmaram, elogiando as práticas da agricultura brasileira.

Por fim, a Danone afirmou ter um “compromisso inabalável” com fornecedores, agricultores, governo, consumidores e consumidores brasileiros.

Polêmica do Carrefour

A resposta da Danone com um pedido de desculpas formal ao ministério e reconhecendo os atributos da produção brasileira vem na esteira da crise do Grupo Carrefour com a indústria brasileira de carnes e de outras companhias francesas que questionavam a competitividade e os critérios de produção brasileiros em meio à insatisfação com o acordo entre Mercosul e União Europeia (UE).

Para o ministério, a carta da Danone ratifica as “boas relações diplomáticas” e dá início a uma nova fase no relacionamento entre países do Mercosul e da União Europeia (UE).

“O Ministério da Agricultura reitera os elevados padrões de qualidade, sanidade e sustentabilidade da produção agropecuária brasileira. Também destacamos o trabalho de excelência desempenhado pelo setor e o compromisso com uma agropecuária sustentável. O Brasil segue mantendo as boas relações diplomáticas, que resultaram em grandes conquistas para o setor”, disse a pasta na nota.

Com informações de Estadão Conteúdo (Isadora Duarte).
Imagem: Shutterstock

  • Categories: Economia, Indústria, Notícias
  • Tags: alimentaçãoBrasilcomérciocomprasDanoneEconomiaempresasestratégiaexperiênciaFrançainsumomercadomercado&consumonegóciosprodutossoja

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