Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Seis em cada dez bares e restaurantes não recuperaram as vendas pré-pandemia

Pesquisa aponta que endividamento caiu de 55% para 48% dos estabelecimentos

  • de Redação
  • 4 anos atrás
Mais de 60% dos bares e restaurantes não recuperaram as vendas pré-pandemia

Mesmo com a retomada do setor, 63% dos bares, restaurantes, cafés e lanchonetes ainda não recuperaram as vendas em relação ao período pré-pandemia. Segundo a nova pesquisa da série Covid-19 realizada em parceria entre Associação Nacional de Restaurantes (ANR), a Galunion Consultoria e o Instituto Foodservice Brasil (IFB), outros 37% disseram ter superado a receita no mesmo período.

Realizado entre os dias 1º e 28 de novembro, o levantamento contou com 560 empresas de diversos perfis de redes a independentes, que representam 15.512 lojas.

Um dos destaques da pesquisa é a redução do endividamento das empresas, que passou de 55% em setembro para 48% em outubro. Entre os entrevistados, 78% disseram ter dívidas com os bancos, enquanto 48% estão com tributos em atraso.

“A boa notícia é que temos uma pequena melhora de alguns indicadores, como o número de empresas endividadas. Mas o processo de recuperação será longo. E ainda vivemos momentos de muita apreensão com o aumento de casos de covid-19 na Europa e a chegada dessa nova variante”, afirma Fernando Blower, diretor-executivo da ANR.

A pesquisa mostrou ainda que 53% dos bares e restaurantes esperam terminar com aumento do lucro em relação a 2020. Outras 20% disseram que seguem em estabilidade e 17% com prejuízo.

Para Paulo Camargo, presidente do IFB, a pesquisa mostra uma retomada gradual do setor, porém, algumas áreas ainda precisam de atenção para retornarem ao estágio da pré-pandemia. “Um ponto relevante é a consolidação dos canais de vendas digitais no foodservice. A pandemia acelerou essa tendência e agora os operadores devem estar mais atentos a esse novo desafio nos próximos anos”, diz.

Desafios para 2022

Entre os principais desafios para 2022, os destaques são atrair novos cliente e crescer nas vendas (68%) e a inflação (64%).

Para Simone Galante, CEO da Galunion e responsável pela pesquisa, 2022 começará como perspectivas mais positivas, embora haja ainda algumas incertezas. “Entre os eventos do final de 2021 e o Carnaval, devemos sentir a retomada do turismo, a continuidade da vacinação e o retorno mais amplo ao trabalho presencial, incentivando não somente o consumo pelos encontros sociais, mas também do almoço de conveniência”, diz.

Simone reforça que a inflação nos ingredientes e as dívidas geradas pela pandemia são fatores que demandarão muito foco e gestão neste momento.

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Destaque do dia, Foodservice, Notícias, Varejo
  • Tags: alimentaçãoBrasilclienteClientesconsumidorconsumidoresconsumocoronavírusCOVID-19dívidaEconomiaFaturamentoinvestimentoonlinepandemiapré-pandemiaserviçosvarejistaVarejistasvarejovariantevendas

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile