A Yara, empresa global de fertilizantes, a Ofi (Olam Food Ingredients) e a JDE Peet’s, companhia controladora da tradicional marca de café Pilão, assinaram um acordo durante a Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte, para promover práticas sustentáveis e descarbonizar a cadeia produtiva do grão no Brasil. O projeto será implementado em mais de 20 fazendas no sul da Bahia e no Espírito Santo, com duração de duas safras, entre 2025 e 2027.
A iniciativa prevê a utilização de fertilizantes com baixo índice de emissão de carbono. Além disso, incorpora práticas agronômicas reconhecidas como sustentáveis e tem como objetivo promover a capacitação e o treinamento contínuo dos produtores rurais participantes. Com a implementação dessas ações conjuntas, a expectativa é alcançar ganhos significativos de produtividade, estimados em até 7,6 sacas por hectare. Também é projetada uma redução de cerca de 40% na pegada de carbono do café, em comparação com sistemas de cultivo e produção tradicionais.
Cada empresa contribuirá com investimentos e expertise específica. A Yara fornecerá assistência técnica, capacitação e acesso a fertilizantes de baixa emissão do portfólio Yara Climate Choice, além da plataforma Champer para monitoramento de indicadores de sustentabilidade.
A JDE financiará parte dos insumos, enquanto a Ofi realizará treinamentos sobre boas práticas, qualidade da bebida e uso seguro de herbicidas.
Com informação do Estadão de Conteúdo.
Imagem: Envato