iFood cria novas ferramentas de acordo entre clientes e restaurantes

Iniciativas reduzem em 30% os cancelamentos de pedidos

iFood

O iFood passou a incorporar ferramentas para que os estabelecimentos passassem a poder negociar com o cliente o reembolso parcial de itens que não foram entregues. Com pedidos atrasados, a solução permite que o estabelecimento responsável pela entrega negocie um novo tempo com o cliente.

A novidade tem evitado que o consumidor cancele por falta de previsão de horário de chegada do pedido. Até agora, 95% dos clientes aceitaram esperar o novo tempo da entrega oferecido pelos restaurantes. Em 71% das vezes, o reembolso do item foi aceito, evitando eventuais golpes e prejuízos. A abertura do diálogo entre restaurantes e consumidores também possibilitou alertas sobre pedidos atrasados e negociações de um prazo de entrega maior.

“A pessoa que faz o pedido não quer cancelar. As novas ferramentas ajudam o restaurante a evitar perdas por insatisfação do cliente e também a fidelizar o consumidor à medida que traz mais equilíbrio e transparência para essa relação”, diz Beatriz Pentagna, head de Experiência do Restaurante do iFood.

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Prejuízo 

Dentro do aplicativo, os restaurantes que realizam as suas próprias entregas possuem cinco vezes mais cancelamentos que os demais. Os custos por causa desse tipo de cancelamento chegam a R$15 milhões por mês para os estabelecimentos.

As iniciativas envolvendo melhorias no cancelamento geraram uma economia de 10 milhões de reais por mês aos restaurantes. “Agora, a gente tem o recurso de falar com o cliente, que é ótimo. Por isso, me preocupei em treinar a minha equipe como agir e como responder melhor. O cancelamento do meu restaurante, que era de 2%, agora está em 0,6%”, afirma Robert de Jesus, dono do restaurante Macarrão & Cia Grill.

Imagem: Shutterstock

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