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Dia das Mães 2024: 40% das PMEs online investem em tecnologia para vender mais

Inteligência artificial, chatbots, live commerce e provador virtual estão entre as ferramentas escolhidas pelos lojistas

  • de Redação
  • 1 ano atrás
Dia das Mães 2024: 40% das PMEs online investem em tecnologia para vender mais

Para o Dia das Mães 2024, as pequenas e médias empresas (PMEs) do varejo online investiram em ferramentas tecnológicas para alcançar melhores resultados nas vendas. A pesquisa inédita realizada pela Nuvemshop, plataforma para criação de lojas online, em parceria com o E-commerce Brasil, revelou que 21% dos lojistas utilizaram chatbots de atendimento,18%, live commerce, cerca de 13% usaram provador virtual e 12% recorreram à Inteligência Artificial.

“O Dia das Mães é uma das datas mais importantes para o varejo no primeiro semestre. Portanto, os empreendedores que apostaram em ferramentas tecnológicas e conteúdos nas redes sociais saem na frente na competição por espaço. Apenas produto e preço, hoje em dia, não é suficiente para converter vendas online, o consumidor quer uma experiência completa”, explica Marcela Orlandi, gerente de Sucesso do Cliente na Nuvemshop.

A pesquisa ainda aponta que 83% dos empreendedores entrevistados realizaram campanhas de vendas específicas para a data. Mais da metade (53%) ofereceu desconto em produtos selecionados; quase 40% ofereceram frete grátis; e quase 38%, brindes nas compras a partir de pedido mínimo.

Em relação aos canais de vendas, cerca de 64% dos lojistas utilizaram o WhatsApp além da loja virtual, enquanto 48% utilizaram o Instagram Shopping; 41%, marketplaces; 29% optaram pelo Facebook e 13%, pelo Tik Tok.

Expectativa da ABCom para o e-commerce

A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) estima um aumento de 5% nas vendas eletrônicas para o Dia das Mães na comparação com 2023. A data, celebrada no próximo dia 12 maio, é uma das mais aguardadas pelo varejo digital, segundo a entidade.

O faturamento deverá totalizar R$ 7,03 bilhões entre os dias 22 de abril e 11 de maio. A projeção feita pela associação é a de que o número de pedidos alcance 14,6 milhões enquanto o gasto médio gire em torno de R$ 481 por consumidor.

No ano anterior, o faturamento foi de R$ 6,7 bilhões e o número de pedidos chegou a 14 milhões. Ainda em 2023, o ticket médio gasto pelo consumidor foi em torno de R$ 478, segundo a ABComm.

Imagem: Shutterstock

  • Categories: E-commerce, Notícias, Varejo
  • Tags: BrasilchatbootcomérciocomprascrescimentoDia das Mãesdigitale-commerceecommerceexpansãofacebookIAinstagramInteligência ArtificialinvestimentomãesmarketplacenegóciosNuvemshoponlinepequenas e médias empresasPMEspresentepresentestecnologiavarejistavarejovarejo digitalvendaswhatsapp

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