Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Magazine Luiza vai apurar denúncia de bonificações por compras de fornecedores

As práticas envolveriam operações de bonificação relativas a compras de fornecedores e distribuidores

Redação de Redação
10 de março de 2023
no Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Magazine Luiza vai apurar denúncia de bonificações por compras de fornecedores

O Magazine Luiza informou por meio de Fato Relevante que recebeu uma denúncia anônima de supostas práticas comerciais em desacordo com o Código de Conduta e Ética da companhia. Segundo o relato não identificado, as práticas envolveriam operações de bonificação relativas a compras de fornecedores e distribuidores.

“A denúncia menciona três distribuidores, os quais ao longo do exercício de 2022 representaram, aproximadamente, 3,5% do valor total de compra de mercadorias da companhia”, diz a varejista no Fato Relevante.

O Conselho de Administração do Magazine Luiza, em reunião extraordinária, determinou, portanto, ao Comitê de Auditoria, Riscos e Compliance a apuração da denúncia. A empresa afirma que esse comitê é formado em sua maioria por membros independentes e “reafirma sua confiança na qualidade de seus procedimentos e no seu compromisso com a ética nas suas práticas comerciais”.

Resultado de 2022

O Magazine Luiza reverteu lucro líquido de R$ 93 milhões no quarto trimestre de 2021 e registrou prejuízo líquido de R$ 35,9 milhões no último trimestre de 2022. O resultado ajustado, que exclui efeitos não recorrentes, foi de R$ 15,2 milhões, 80,8% menor em relação ao prejuízo ajustado de um ano antes.

O Ebitda somou R$ 642,3 milhões, ante Ebitda negativo de R$ 7,9 milhões no mesmo período do ano anterior. Já o Ebitda ajustado foi de R$ 673,7 milhões, alta de 176,7%.

No trimestre, as vendas totais, incluindo lojas físicas, e-commerce com estoque próprio e marketplace cresceram 15,5% e atingiram R$ 18 bilhões. O comércio eletrônico cresceu 15,9% e as lojas físicas tiveram alta de 14,7% nas vendas. A Receita Líquida da companhia foi de R$ 11,2 bilhões, alta de 18,8%.

Em 2022, as vendas do Magazine Luiza cresceram 8,2% e atingiram R$60,2 bilhões. Já o prejuízo líquido ajustado dos foi de R$372,1 milhões no ano.

A companhia explica que o crescimento das vendas em conjunto com o aumento da margem bruta, contribuiu para as últimas linhas do resultado. A empresa defende que o prejuízo líquido ajustado melhorou “significativamente em relação aos últimos trimestres em função da eficiência operacional e se aproximando do equilíbrio”.

A companhia gerou mais de R$ 2 bilhões de caixa operacional no quarto trimestre de 2022. Em função disso, a posição de caixa líquido aumentou, de R$ 1,8 bilhão em setembro de 2022, para R$ 3,5 bilhões em dezembro.

A varejista encerrou o ano com uma posição de caixa total no valor de R$ 10,6 bilhões, considerando caixa e aplicações financeiras de R$ 2,7 bilhões e recebíveis de cartão de crédito disponíveis de R$ 7,9 bilhões. A empresa destacou ainda que os vencimentos da dívida bruta estão no longo prazo, distribuídos entre 2024 e 2026.

Com informações de Estadão Conteúdo
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Arezzo&Co: lucro líquido ajustado é de R$ 102,7 mi no 4º trimestre, queda de 7,1%

Próxima Postagem

Autorização Parcial da Visa aprovou quase 1,5 milhão de transações que seriam declinadas

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Departamento de Justiça dos EUA processa Visa por suposto monopólio ilegal de cartão de débito

Autorização Parcial da Visa aprovou quase 1,5 milhão de transações que seriam declinadas

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.