Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Pague Menos integra CDs da Extrafarma e aumenta nível de serviço para o cliente final

Processo faz parte do plano de integração entre as duas bandeiras e permite sinergia entre os nove centros de distribuição da companhia

  • de Redação
  • 2 anos atrás
Pague Menos integra CDs da Extrafarma e aumenta nível de serviço para o cliente final

A rede de farmácias Pague Menos está na reta final do processo de integração dos Centros de Distribuição da Extrafarma, adquirida em agosto de 2022. O processo faz parte do plano de captura de sinergias entre as duas bandeiras e exigiu muita dedicação dos 780 funcionários alocados nos CDs da Extrafarma ao longo de três meses. Nesse mesmo período, cerca de 400 lojas Extrafarma foram integradas aos sistemas Pague Menos.

“Era fundamental diminuir a complexidade sistêmica de integração, identificar as melhores práticas de cada bandeira e conduzir um plano de supply chain para captura das sinergias possíveis”, explica Renan Vieira, diretor de Supply Chain e Logística da Pague Menos.

Segundo ele, após o takeover, foi preciso implementar os algoritmos e a inteligência de abastecimento Pague Menos customizados para as lojas Extrafarma..

“Em vez de abastecer as lojas de acordo com a curva de venda, optamos por usar a segmentação de demanda, que analisa as características de cada produto”, explica o executivo. Dessa forma, os ritmos de estoque das lojas passaram a ser personalizados, com reposição contínua.

Cadeia de abastecimento

Depois da mudança, foram necessários três anos para estabilizar a cadeia de abastecimento e deixar tudo customizado. Além disso também foi implementada uma inteligência específica para os medicamentos de prescrição, a fim de capturar o comportamento de compra de cada cupom e tratamento mínimo de cada tipo de medicamento.

Outro destaque é que a Pague Menos é uma das únicas do setor farmacêutico que adota a estratégia de prateleira infinita, que combina o estoque da loja física ao da loja virtual, diminuindo a taxa de perda de vendas. “Isso só é possível com a sinergia entre todos os sistemas e estoques das lojas, garantindo uma maior disponibilidade de produtos em menos tempo”, revela Vieira.

“Todo o processo de integração seguiu o plano de investimentos e sinergias da companhia e reduzirá a distância média entre o CD e a loja. Assim, melhoramos nosso nível de serviço ao cliente, diminuímos as emissões de carbono na atmosfera e estamos prontos para os próximos cinco anos”, revela o diretor de Supply Chain e Logística da Pague Menos.

Com todo esse processo colocado em prática nos últimos quatro meses, os CDs Extrafarma já abastecem lojas Pague Menos e vice-versa.

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Destaque do dia, Logística, Notícias, Varejo
  • Tags: BrasilclienteClientesCom foto (única)comprasconsumidorconsumidoresconsumoExtrafarmainvestimentoLogísticaNotícias geraisPague Menos

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

de Marcos Gouvêa de Souza 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile