Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Adesão de tecnologia e práticas com foco em ESG são tendências do foodservice em 2022

Tecnologia ajuda a mapear comportamentos, identificar os consumidores e suas preferências

  • de Redação
  • 3 anos atrás
Adesão de tecnologia e práticas com foco em ESG são tendências do foodservice em 2022

Com a população vacinada, a convivência, os encontros com os amigos e familiares voltam, ainda que gradualmente e com medidas de segurança, ao modo presencial. Essa retomada deve estimular o setor de foodservice, gerando novos postos de trabalho e o retorno dos consumidores em espaços físicos.

Para garantir um atendimento personalizado e único no foodservice, experienciado por meio da atenção e empatia, além de ter uma equipe capacitada, a adesão de novas tecnologias pode facilitar a operação e ajudar a atrair e fidelizar clientes.

“Usar a tecnologia para mapear comportamentos, identificar os consumidores e suas preferências, pode ser um caminho. Adotar uma tecnologia que faz diminuir o tempo de entrega ou de produção do cardápio, também pode ser uma solução necessária”, afirma Simone Galante, fundadora e CEO da Galunion.

Ela explica que o processo de escolha é multifacetado na mente dos consumidores e, se tiver boas experiências com uso de tecnologia, ele vai procurar repeti-la. “Fidelizar um cliente, no fundo, é invertido. Isso acontece quando nós somos fiéis aos clientes, ouvindo-os, entregando a eles a possibilidade de pertencerem a uma causa ou à uma comunidade. O consumidor chega de diferentes formas e estímulos, mas permanece ao se conectar com este senso de pertencimento ao perceber que determinada marca o entende”, afirma.

Para serem adotadas, as novas tecnologias exigem um olhar bem apurado e focado no que, de fato, pode trazer de benefício para o cliente se sentir melhor ao se relacionar e escolher o seu negócio.

Negócio figital

Para Glauco Moreno, consultor de Treinamento na Galunion, se o negócio é digital, como as soluções que operam via delivery ou Grab n’Go, vale considerar a integração dos canais físicos e digitais e embarcar no mundo fígital.

“Será preciso garantir uma equipe capacitada para um atendimento personalizado e único, experienciado por meio da atenção e empatia, com cada consumidor e em cada pedido. Os clientes estão ávidos por experiências mais humanizadas e os negócios precisarão ter o toque humano, o olho no olho”, diz.

Outras tendências que devem permanecer, segundo a Galunion, são o delivery e as dark kitchens. Mas há um ponto de atenção: os custos de aquisição digital dos clientes e da logística de entrega. Seguindo essa análise, os modelos que estão ganhando tração já descobriram como equacionar melhor estas duas questões e usam fortemente dados e tecnologia para aprimorar os processos.

Práticas ESG

Assim como em outros setores, o ESG vai se disseminar cada vez mais no foodservice. Com a inflação em alta, aponta Simome, as empresas devem repensar processos e rever onde há mais desperdício.

“Os processos de gestão e governança das empresas passaram por um grande teste de agilidade e relevância durante a pandemia, afinal se você não tem os números do seu negócio em tempo real, a tomada de decisão ficou muito prejudicada. Em tempos de crise e de inflação, há alterações tão significativas que você precisa mais do que nunca ter dados, contato direto com os clientes, fornecedores parceiros e seu time”, destaca.

Imagem: ShutterStock

  • Categories: Destaque do dia, Foodservice, Notícias, Varejo
  • Tags: alimentaçãoBrasilClientesconsumidorconsumidoresconsumoDeliveryecommerceEconomiaempresasestratégiaexperiêncialojalojasmarcasmercadonegóciosomnichannelonlinepandemiatecnologiavarejistaVarejistasvarejovendas

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

de Marcos Gouvêa de Souza 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile