Natal: 15 dicas para fazer compras com segurança e evitar golpes

Natal: 15 dicas para fazer compras com segurança e evitar golpes
[the_ad id="169690"]

A agitação relacionadas às compras em datas comemorativas, como o Natal, é usada por criminosos para aplicar golpes. Muitos usam uma tática conhecida como “engenharia social”, que consiste na manipulação do usuário para que ele lhe forneça informações confidenciais.

[the_ad id="138406"]

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alerta que o consumidor deve redobrar os cuidados para fazer suas compras e lembra que nesta época do ano são comuns abordagens de criminosos com páginas falsas que simulam e-commerce; promoções falsas enviadas por e-mails, SMS e mensagens de WhatsApp e a criação de perfis falsos que investem em mídia pra aparecer em páginas e stories de redes sociais.

“Ao longo deste ano, a Febraban e seus bancos associados investiram de maneira massiva em campanhas e ações de conscientização em seus canais de comunicação com os clientes para orientar toda a sociedade sobre como se conectar de forma segura no mundo cibernético. É preciso estar sempre atento, mas em épocas como o Natal, em que o volume de compras é muito maior, o cuidado tem que ser redobrado”, alerta Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da federação.

[the_ad_group id="11688"]

A Febraban listou 15 dias de segurança para as compras de Natal:

Em lojas virtuais

Em lojas físicas e shoppings

Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile