Força das redes: ações digitais geraram mais de 1,4 milhão de ações na Black Friday

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A Comscore acaba de divulgar uma análise sobre o cenário da Black Friday no Brasil em 2020, com informações sobre engajamento e performance dos principais varejistas, market share de plataformas, subcategorias que melhor performaram, além de insights sobre ações de branded content e com influenciadores nas redes. Os dados foram coletados utilizando informações de social media e social listening nas redes sociais.

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Neste ano, a data foi marcada pela antecipação dos descontos por parte dos varejistas e uma aceleração das compras na semana que antecedeu a última sexta-feira de novembro. Assim, o estudo da Comscore indica uma mudança de comportamento das marcas de 2019 para 2020: no ano passado, o ápice do total de ações (reações, comentários, compartilhamentos, retuítes e curtidas) se deu no dia 29 de novembro, dia da Black Friday; já em 2020, houve pelo menos três picos de ações nas redes, sendo o último na sexta da Black Friday, dia 27 de novembro.

“A estratégia de antecipar promoções serviu como um aquecimento para a alta de vendas na Black Friday. Com o varejo digital aquecido por conta do distanciamento social, as marcas intensificaram as estratégias nas redes. Dessa forma, os consumidores tiveram mais prazo para organizar a busca por mercadorias com a melhor oferta, e as empresas posicionaram seus produtos a fim de atender às demandas online”, afirma Eduardo Carneiro, diretor-geral da Comscore.

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Instagram gerou maior engajamento 

Em 2020, as principais marcas de varejo geraram mais de 1,4 milhão de ações em engajamento nas redes sociais no dia da Black Friday, resultado 6% maior do que o obtido em 2019. O levantamento da Comscore aponta que o Instagram foi a rede social que conquistou o maior share de ações (78%), seguido pelo Facebook (16%) e Twitter (6%). Comparado ao último ano, o Instagram cresceu 13% em engajamento: a rede foi escolhida pelas marcas por garantir maior interação nos conteúdos, gerando mais visibilidade.

Outro ponto de destaque nos conteúdos foi a forma como cada subcategoria utilizou os emojis para se conectar com a audiência. Tanto em eletroeletrônicos, quanto em roupas e acessórios, e móveis e eletrodomésticos, o emoji com os olhos em forma do coração foi o mais utilizado. Já o ícone de carrinho de compras foi o preferido nas subcategorias de roupas e acessórios e supermercados. Nos perfis voltados à venda de móveis e eletrodomésticos, destaca-se o uso de emojis mais diferenciados, como o de duas pessoas lutando, por exemplo.

Ao analisar as ações de branded content sinalizadas nas redes (aquelas que apresentam o selo “parceria paga com”) e mensuradas no estudo, 45 conteúdos foram produzidos tanto no Facebook quanto no Instagram com as palavras “Black”, “Black Friday” ou “#BlackFriday”. As cinco principais marcas que investiram em conteúdo patrocinado foram Samsung, Consul, Casas Bahia, Netshoes e Lojas Renner. Entre elas, vê-se uma preferência pelo acordo com influenciadores e ou produtores de conteúdo. Existem também casos pontuais em que as marcas preferiram associar-se a conteúdos de entretenimento, como é o caso de Casas Bahia.

O estudo da Comscore também trouxe um ranking dos influenciadores e produtores de conteúdo que melhor performaram em volume de ações sobre a Black Friday no período de 23 a 27 de novembro. No Facebook e no Instagram, Wesley Safadão, Zé Felipe, Gabi Brant, Grazi Massafera e Larissa Manoela aparecem como os top 5 com melhor engajamento. No total, foram 5 milhões de engajamentos gerados por influenciadores durante o período.

Zé Felipe teve melhor performance por post, com mais de 563 mil reações em apenas um único conteúdo. Neste ano, os dez principais influencers foram responsáveis por 68% dos engajamentos no período. Os outros 32% restantes foram distribuídos em mais de 108 perfis mapeados na ferramenta da Comscore, o que indica que macro e micro influenciadores mostram sua força e relevância nas redes sociais.

Pesquisa antecipada de preços

Em virtude do cenário pandêmico, o social listening das redes sociais indica que o consumidor estava apreensivo e pensativo com as compras no período. Por conta disso, o total de posts com o termo “Black Friday” foi de 349 mil menções ante 634 mil menções entre os dias 28 e 29 de novembro de 2019, um decréscimo de 45% no total de posts, principalmente no Twitter.

A análise mostra, ainda que, neste ano, os brasileiros começaram as pesquisas de preços, marcas e produtos na terça-feira, dia 24 de novembro, atingindo o pico de buscas na sexta-feira, dia 27. O mesmo comportamento foi registrado na Black Friday de 2019. Entre 26 e 27 de novembro de 2020, o termo “#BlackFriday” apresentou dois picos em horários distintos no Twitter: o primeiro foi na virada do dia, à meia-noite, com 16.725 mil menções, e o segundo foi às 13h, com 15.260 mil publicações sobre o tema.

O estudo destaca também que reclamações cresceram ao longo da Black Friday. O termo “#BlackFraude” atingiu 37 mil posts em 2020, crescimento de 23% em relação a 2019 (30 mil posts). Contudo, de maneira geral, o sentimento dos brasileiros foi positivo: foram 65% do total de posts com comentários positivos, contra 35% com menções negativas sobre a época.

Varejistas mais buscados pelo consumidor

Neste ano, Americanas, Magazine Luiza, Samsung, Xbox, Playstation foram os varejistas de destaques em buscas pelos consumidores. A Americanas manteve sua posição de líder, mas diluiu suas menções entre os concorrentes, perdendo -52% da participação entre as principais posts. No comparativo com 2019, o segmento de games, com Xbox e PlayStation cresceu 225% e 246% no share de menções, respectivamente. Há, ainda, destaque para Submarino, com um aumento de 409% no share, seguido por HP (+124%) e Amazon Brasil (+59%).

Analisando o volume de menções entre os dias 26 e 27 de novembro de 2020, os segmentos de vestuário (19%), smartphone (16%), games (16%), maquiagem (12%) e TV (11%) aparecem como os principais itens de desejo na Black Friday. Em relação a 2019, viagem foi o segmento mais impactado, com uma queda de 39% no número de menções, seguido por bebidas alcoólicas (-31%). Já os termos Kindle (+200%) e games (+75%) foram os objetos que tiveram aumento nas buscas deste ano.

O estudo da Comscore aponta que os serviços de delivery na categoria de alimentos também se destacaram neste ano nas redes sociais, com 24 mil posts sobre o tema no dia 27 de novembro, um crescimento de 200% em relação às duas últimas sexta-feira do mês. No termômetro com a Black Friday de 2019, a categoria teve um aumento de 9% nas menções, sendo o iFood a principal marca mencionada nos posts.

Imagem: Reprodução

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