O McDonald’s, patrocinador oficial da Fórmula 1 na América Latina, está levando a sustentabilidade para a área VIP da velocidade: graças a uma parceria inédita, o óleo de cozinha utilizado nos restaurantes da marca será transformado em biocombustível para abastecer os geradores do GP Brasil de F1.
Assim como já é uma iniciativa constante da marca, o projeto amplia a reutilização do óleo de cozinha proveniente dos restaurantes. A ação é realizada em parceria com a GreenPlat e a Preserve Ambiental, empresas especializadas no gerenciamento e coleta de resíduos, garantindo rastreabilidade e cálculo de balanço de massa em todo o processo. O insumo é destinado à Be8, líder nacional em produção de biodiesel.
“Essa é a nossa versão de pit stop da sustentabilidade! Além de todas as ativações divertidas e dedicadas aos fãs da maior categoria do automobilismo mundial que levamos para Interlagos, estamos provando que a responsabilidade ambiental começa na cozinha e se estende até a pista de corrida”, afirma Mariana Scalzo, Diretora de Comunicação da Divisão Brasil da Arcos Dorados.
Por meio dessa parceria, o óleo de cozinha será transformado em 10 mil litros do biocombustível Be8 BeVant que abastecerá parte dos geradores utilizados no GP de SP. O biocombustível tem potencial de reduzir até 99% das emissões de CO2 e, além de geradores, é indicado para atender as demandas dos setores de logística, de transportes coletivos e de cargas nos modais rodoviário, hidroviário, marítimo e ferroviário, assim como equipamentos para a produção de minérios.
“A transformação do óleo dos nossos restaurantes em combustível é mais um avanço no reaproveitamento de resíduos e na contribuição para eventos de baixo carbono. É a economia circular em alta velocidade”, explica Mariana.
A agenda ESG também estará presente dentro do próprio evento: os cerca de 700 litros de óleo utilizados no quiosque do McDonald’s durante o fim de semana de competição serão coletados e encaminhados para a produção de novos biocombustíveis.
A companhia também marca presença com outras iniciativas, como o reaproveitamento de resíduos orgânicos que serão coletados pela organização do evento e destinados à compostagem. E para garantir que nada será desperdiçado, haverá uma ação especial de doação de alimentos, em parceria com o serviço de catering do GP de SP, a A+E.
Os alimentos, que estiverem fora do padrão comercial da marca, mas próprios para consumo, serão doados para ONGs parceiras: Aliança da Misericórdia, Missão Belém e Escudo do Bem. Além disso, a marca fará a separação dos resíduos, que serão destinados ao descarte correto.
Imagem: Shutterstock