Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Meios de pagamento

Usado por 90% da população do País em apenas 4 anos, Pix terá novas funcionalidades para 2025

Pix automático permitirá que o recebedor gere instruções de pagamentos periodicamente

  • de Felipe Mario
  • 7 meses atrás
Usado por 90% da população do País em apenas 4 anos, Pix terá novas funcionalidades para 2025

Já consolidado entre os meios de pagamento, o Pix, lançado em novembro de 2020, está em seu 4º aniversário e já é usado por cerca de 90% da população adulta no País, segundo dados do Banco Central do Brasil (Bacen). Para o próximo ano, trará novidades: o Pix automático e o Pix por aproximação.

As novidades foram tema do painel “4º aniversário do Pix: o que já aconteceu e o que mais vem por aí?”, apresentado por Carlos Eduardo Brandt, gestor de operações e gestão do Pix no Bacen, no primeiro dia do Dia do ACBr, evento co-realizado pela Mercado&Consumo, que acontece entre os dias 8 e 9 de novembro, no Espaço Arca, em São Paulo.

Programado para ser lançado em julho de 2025, o Pix automático permitirá que o recebedor gere instruções de pagamentos periodicamente, com valores de transferência que podem ser fixos ou variáveis.

Já a modalidade de pagamento Pix por aproximação, que já está disponível para clientes de algumas instituições financeiras, como C6 Bank e PicPay, tem como principal característica a facilidade de pagamento em pontos de venda. Após a máquina gerar o QR Code, o cliente poderá realizar o pagamento apenas usando a função NFC, tecnologia sem fio que possibilita a troca de informações entre dispositivos.

“Essa revolução, esse processo não vai parar por aqui. Várias outras funcionalidades já estão nesse trilho evolutivo. […] Aquilo que o Pix ainda não tiver capacidade de oferecer entrará nesse trilho de evoluções”, declara o executivo.

Reconhecido internacionalmente como um grande ecossistema de pagamentos, o Pix, que opera atualmente de forma totalmente online, também ajudou na digitalização da população brasileira. O formato de pagamento incluiu mais de 70 milhões de pessoas no âmbito digital. “É muito importante a gente olhar a questão da inclusão sob várias perspectivas”, diz Brandt.

Catástrofe no RS

Entre os meses de abril e maio deste ano, o Estado do Rio Grande do Sul enfrentou enchentes causadas por fortes chuvas na região, deixando milhares de pessoas em situação de emergência.

Diante dessa situação, a população brasileira se mobilizou para arrecadar doações para as cidades impactadas, e um dos meios mais usados para isso foi o Pix, que permitiu que, de forma rápida, as pessoas pudessem ajudar com doações de qualquer valor.

Segundo Brandt, se não fosse esse meio de pagamento, que facilitou as transações, a dificuldade de arrecadar doações financeiras para a população atingida pelas fortes chuvas seria ainda maior, tornando mais difícil fazer com que os valores chegassem às pessoas que precisavam.

Imagem: Mercado&Consumo

  • Categories: Automação, Destaque do dia, Meios de pagamento, Notícias, Tecnologia
  • Tags: BacenBrasilcomérciocomportamentocrescimentoEconomiaempresasestratégiaexpansãoexperiênciainovaçãoinvestimentomeios de pagamentosmercadomercado&consumonegóciospagamentoPIXserviçostecnologia

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

de Marcos Gouvêa de Souza 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile