Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Consumo

Com gasto médio de R$ 116,44 por mês, brasileiros aumentam o consumo de proteínas

Segundo estudo da Kantar, crescimento foi puxado pelos mais jovens e classes DE

  • de Redação
  • 2 anos atrás
Proteínas representam quase metade do que é consumido pelo brasileiro

Os brasileiros aumentaram o consumo de proteínas e essa categoria já representa 34% dos gastos entre os bens de consumo massivo, segundo um estudo da Kantar.  Nos últimos 12 meses até junho de 2023, 60 milhões de lares consumiram proteínas, com gasto mensal de R$ 116,44, em média.

Independentemente do tipo, 21% das famílias contam com, pelo menos, oito proteínas simultaneamente dentro de casa.

O aumento nas compras presenciais impulsionou esse crescimento, especialmente entre os consumidores mais jovens (com 15% das aquisições realizadas por pessoas de até 29 anos) e as famíias das classes DE (representando 25%).

Apesar de não constituírem os grupos mais proeminentes, eles desempenharam um papel crucial no aumento tanto do volume quanto da frequência de compras, resultando em um acréscimo de 8,8% ou 3,5 idas adicionais em comparação com o período anterior.

As proteínas in natura concentram 68% do volume, com destaque para carne bovina, que teve um aumento de 0,5 ponto percentual no segundo trimestre de 2023, em relação ao mesmo período do ano passado. Já os ovos registraram um aumento de 0,4 ponto percentual no mesmo período.

Entre os alimentos processados, a mortadela foi o destaque, com um aumento de 0,7 ponto percentual nas ocasiões de uso no segundo trimestre de 2023.

Independentemente do tipo, 21% das famílias contam com, pelo menos, oito proteínas simultaneamente dentro de casa.

Há também uma crescente tendência de consumo de proteínas fora de casa, especialmente na forma de salgados prontos, impulsionada principalmente pelos jovens e pela classe AB. O café da manhã e o período de lanches contribuíram para o aumento na categoria de salgados. Nas refeições principais, sanduíches e pratos prontos estão em ascensão.

Motivo de compra

A Kantar observa que as datas comemorativas impactam as escolhas de proteínas. Durante as festas de fim de ano, o consumo de peru aumenta em 1.493%, em comparação com o restante do ano. Na Páscoa, peixes e frutos do mar são os mais procurados, registrando um aumento de 131%.

Entre os motivos que levam os brasileiros a comprar proteínas, os principais são sabor (aumento de 1,1 ponto percentual nas ocasiões), prazer (aumento de 1,8 ponto percentual) e praticidade (aumento de 2,2 pontos percentuais). Para cada um desses motivos, os consumidores escolhem diferentes categorias e preparos. No caso do sabor, salame e churrasco são populares. Para o prazer, frios de aves e empanados são preferidos. Quanto à praticidade, pão de queijo e grelhados são escolhas comuns.

Com informações de Mercado&Food.
Imagem: Shutterstock

  • Categories: Consumo, Destaque do dia, Foodservice, Notícias
  • Tags: alimentaçãoBrasilcarnecomérciocomportamentocomprasconsumidorconsumidoresconsumodívidasEconomiaempresasFaturamentofoodserviceKantarmercadomercado&consumomortadelanegóciosovoprodutosproteínavarejistaVarejistasvarejovendas

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile