Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Tecnologia

Estudo revela que 65% das empresas ainda não sabem como criar valor comercial da IA generativa

Pesquisa também afirma que 60% das companhias enxerga a tecnologia como uma das três prioridades para os próximos dois anos

  • de Redação
  • 10 meses atrás
Estudo revela que 65% das empresas ainda não sabem como criar valor comercial da IA generativa

A Inteligência Artificial já passou de teoria para prática para grande parte da sociedade, mas as empresas ainda têm um bom caminho a percorrer quando se fala de IA generativa. Segundo estudo da consultoria Bain, 65% das empresas ainda não têm uma visão clara e definida de como criar valor a partir do uso da Inteligência Artificial generativa.

A pesquisa indica que as empresas têm investido cerca de US$ 5 milhões anuais na tecnologia, com uma média de 100 funcionários dedicando pelo menos parte de seu tempo à IA generativa. Entre as corporações de grande porte, cerca de 20% estão investindo até US$ 50 milhões por ano.

No âmbito geral, 87% das companhias pesquisadas pela Bain disseram que já estavam desenvolvendo, pilotando ou implantando essa tecnologia, seja em desenvolvimento de código de software, atendimento ao cliente, diferenciação de produtos ou marketing e vendas. Mais de 60% das organizações pesquisadas veem a Inteligência Artificial generativa como uma das três prioridades nos próximos dois anos.

O levantamento aponta os cinco casos de uso mais efetivos até o momento: operações de vendas, desenvolvimento de código de software, marketing, atendimento ao consumidor e integração de clientes (onboarding). Já projetos em áreas operacionais e de RH parecem menos avançados.

“Como esperado, as empresas de tecnologia saíram na frente e já entenderam como a implementação da IA generativa pode ser complexa. Tanto que, ao comparar as respostas de 2024 com a pesquisa de outubro de 2023, essas companhias estão hoje menos propensas a afirmar que seus dados e protocolos de segurança estão prontos para a implementação da IA generativa”, destaca Lucas Brossi, sócio e líder da prática de Advanced Analytics na Bain & Company da América do Sul. O especialista ressalta que, entre organizações de outros setores, estes níveis se mantiveram semelhantes em ambas.

De forma geral, a pesquisa revela que, em todos os setores, as empresas têm grandes expectativas para o valor que a Inteligência Artificial generativa pode agregar aos negócios e, por isso, estão investindo em talentos e outros recursos. Na busca por vantagens competitivas, muitas empresas já estão desenvolvendo suas próprias soluções, mas conforme as ferramentas de mercado melhoram e se tornam mais sofisticadas e específicas, é possível que a busca por soluções de mercado cresça.

Com informações de Mercado&Tech
Imagem: Shutterstock

  • Categories: Notícias, Tecnologia, Varejo
  • Tags: AIconsumoIAIA GenerativaInteligência ArtificialM&Cmercadomercadoeconsumonegóciostecnologiavarejo

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

de Redação 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile