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Estudo revela que 65% das empresas ainda não sabem como criar valor comercial da IA generativa

Pesquisa também afirma que 60% das companhias enxerga a tecnologia como uma das três prioridades para os próximos dois anos

  • de Redação
  • 12 meses atrás
Estudo revela que 65% das empresas ainda não sabem como criar valor comercial da IA generativa

A Inteligência Artificial já passou de teoria para prática para grande parte da sociedade, mas as empresas ainda têm um bom caminho a percorrer quando se fala de IA generativa. Segundo estudo da consultoria Bain, 65% das empresas ainda não têm uma visão clara e definida de como criar valor a partir do uso da Inteligência Artificial generativa.

A pesquisa indica que as empresas têm investido cerca de US$ 5 milhões anuais na tecnologia, com uma média de 100 funcionários dedicando pelo menos parte de seu tempo à IA generativa. Entre as corporações de grande porte, cerca de 20% estão investindo até US$ 50 milhões por ano.

No âmbito geral, 87% das companhias pesquisadas pela Bain disseram que já estavam desenvolvendo, pilotando ou implantando essa tecnologia, seja em desenvolvimento de código de software, atendimento ao cliente, diferenciação de produtos ou marketing e vendas. Mais de 60% das organizações pesquisadas veem a Inteligência Artificial generativa como uma das três prioridades nos próximos dois anos.

O levantamento aponta os cinco casos de uso mais efetivos até o momento: operações de vendas, desenvolvimento de código de software, marketing, atendimento ao consumidor e integração de clientes (onboarding). Já projetos em áreas operacionais e de RH parecem menos avançados.

“Como esperado, as empresas de tecnologia saíram na frente e já entenderam como a implementação da IA generativa pode ser complexa. Tanto que, ao comparar as respostas de 2024 com a pesquisa de outubro de 2023, essas companhias estão hoje menos propensas a afirmar que seus dados e protocolos de segurança estão prontos para a implementação da IA generativa”, destaca Lucas Brossi, sócio e líder da prática de Advanced Analytics na Bain & Company da América do Sul. O especialista ressalta que, entre organizações de outros setores, estes níveis se mantiveram semelhantes em ambas.

De forma geral, a pesquisa revela que, em todos os setores, as empresas têm grandes expectativas para o valor que a Inteligência Artificial generativa pode agregar aos negócios e, por isso, estão investindo em talentos e outros recursos. Na busca por vantagens competitivas, muitas empresas já estão desenvolvendo suas próprias soluções, mas conforme as ferramentas de mercado melhoram e se tornam mais sofisticadas e específicas, é possível que a busca por soluções de mercado cresça.

Com informações de Mercado&Tech
Imagem: Shutterstock

  • Categories: Notícias, Tecnologia, Varejo
  • Tags: AIconsumoIAIA GenerativaInteligência ArtificialM&Cmercadomercadoeconsumonegóciostecnologiavarejo

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