Como Amazon e Carrefour se transformam para atender os consumidores

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Munido de informações, consciente, ávido por novas experiências e em busca do melhor custo benefícios, o consumidor mudou e impõe mudanças a varejo. O LATAM Retail Show traz ao palco representantes de duas empresas que buscam a transformação todos os dias: Alex Szapiro, VP da Amazon Brasil e Noël Prioux, CEO do Carrefour Brasil. O painel “O consumidor e as transformações do consumo” acontece na tarde de 29 de agosto, último dia do evento, no Expo Center Norte.

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Noel Prioux assumiu como CEO da rede no Brasil em outubro de 2017. O país tem a segunda maior operação do Carrefour no mundo, atrás apenas da França.  O Carrefour Brasil teve lucro líquido ajustado de R$ 419 milhões no segundo trimestre, aumento de 11% sobre o mesmo período do ano passado, puxado principalmente pela unidade de atacarejo Atacadão.

Outro destaque para o bom desempenho é a aceleração do ecossistema omnicanal da marca. Houve crescimento de 70% no GMV (volume bruto de mercadoria) no 1º semestre – ante 7% no mesmo período do ano anterior.

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A rede registrou ainda aumento de cinco vezes nas vendas do e-commerce alimentar no segundo trimestre de 2019, em relação ao mesmo período de 2018, impulsionado pela melhora nos serviços retire de Carro, side-stores e entrega expressa – disponível em 88 lojas e 22 cidades no final de junho.

O Carrefour investiu ainda em novos pontos de contato para conectar clientes ao ecossistema, com inauguração de novas lojas Atacadão, parceria de entrega de alimentos online com a Rappi. Além disso, implementação de diversas parcerias para aumentar a proposta de valor com outras redes como Magazine Luiza e Swift, dessa forma aumentando o tráfego de clientes nas lojas.

Szapiro foi o responsável pelo início das operações da Amazon no Brasil em 2012, incluindo os lançamentos do Kindle, Consumer Business, App Store e Prime Video. Em sete anos no país, a companhia atua na venda de 19 categorias de produtos.

A experiência brasileira fez a holding exportar para México e Estados Unidos práticas como o parcelamento, de 10 a 12 vezes sem juros. A companhia tem optado pela expansão gradual no mercado do Brasil.

Alguns resultados chamam atenção: em seu Amazon Day, realizados nos últimos dias 15 e 16 de julho, a empresa registrou um maior número de unidades vendidas no Amazon Day desta semana do que na Black Friday de 2018.

A companhia vem ganhando mercado aos poucos no país, com pensamento a longo prazo. Em janeiro, a empresa abriu um centro de distribuição em Cajamar, em São Paulo, com 47 mil metros quadrados e com muita tecnologia.

Atualmente o Brasil é o país que mais cresce em vendas de Kindle. Um dos próximos destaques deve ser a chegada ao país da inteligência artificial Alexa e seus alto-falantes inteligentes Echo ao mercado brasileiro. A Amazon já liberou o kit de desenvolvimento de capacidades para a Alexa em português.

* Imagem reprodução

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