Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Tecnologia

Eni Group tem na Plenitude a loja do futuro de energia renovável

A loja tradicional, antes um simples escritório de atendimento ao cliente, transformou-se na Casa Plenitude

  • de Redação
  • 3 meses atrás

A Plenitude, marca de produtos de energia do Eni Group, é um dos cases inovadores apresentados no “Retail Innovations 2025”, vigésima edição do estudo realizado pelo Grupo Ebeltoft, consórcio de consultorias internacionais, que traz as principais inovações do varejo por todo o planeta.

O Eni Group é uma multinacional italiana de energia que opera nos setores de petróleo, gás natural e energia renovável. Sua subsidiária, Plenitude, integra produção de energia renovável, venda de energia e infraestrutura de carregamento de veículos elétricos, atendendo a mais de 10 milhões de clientes em todo o mundo.

Em 2017, o Eni Group lançou a “Eni Gas e Luce” para atender os mercados de gás e eletricidade em canais B2C e B2B. Logo, expandiu-se para produtos relacionados, como caldeiras, sistemas de ar-condicionado, seguro de energia e novas categorias, como dispositivos domésticos inteligentes e serviços de telecomunicações, por meio de parcerias. Essa evolução levou à mudança de marca em 2022 para Plenitude, refletindo seu foco sustentável.

Agora uma empresa de benefícios, a Plenitude impulsiona a adoção de energia renovável, oferecendo painéis fotovoltaicos, soluções de carregamento de veículos elétricos e iniciativas neutras em carbono. A loja tradicional, antes um simples escritório de atendimento ao cliente, transformou-se na “Casa Plenitude”. Esses espaços modernos combinam vendas com consultoria especializada, ajudando os clientes a adotar soluções mais verdes para um futuro mais sustentável.

“A Plenitude conseguiu evoluir de um formato básico baseado em produtos e serviços tipicamente percebidos como ‘commodities’ para um projeto evolutivo baseado em ‘educação e entretenimento’ e engajamento, ajudando os clientes a entenderem as diferentes opções e a decidir com base em informações. O sucesso do projeto é confirmado pelos KPIs que convenceram os franqueados, nos quais a rede se baseia principalmente, a fazer os investimentos necessários para transformar suas lojas. Um aprendizado importante é que, se você conseguir conquistar a confiança dos clientes em um ambiente facilitador, poderá facilmente ampliar o portfólio de produtos e serviços com uma abordagem colaborativa”, afirma o relatório do Grupo Ebeltoft.

Plenitude

“Se você conseguir conquistar a confiança dos clientes em um ambiente facilitador, poderá facilmente ampliar o portfólio de produtos e serviços com uma abordagem colaborativa”

Por que é inovador?

Educação e entretenimento

A Casa Plenitude oferece educação interativa sobre sustentabilidade por meio de consultores e do autoatendimento “Greenwall”. Este recurso interativo permite que os clientes explorem tecnologias verdes e seu potencial sinérgico, enfatizando a eficiência e o uso de energia renovável.

Omnichannel

O Greenwall também atua como parte de um ecossistema omnichannel, com ferramentas de realidade aumentada, pontos de engajamento externo e comunicações digitais na loja para transmitir valores e promoções, promovendo o consumo responsável de energia.

Sustentabilidade

Da produção de energia ao uso responsável, as lojas da Plenitude, certificadas pelo LEED, incorporam recursos sustentáveis, como purificadores de ar naturais alimentados por plantas e nanomateriais avançados para melhorar a qualidade do ar interno.

Imagens: Divulgação

  • Categories: Notícias, Tecnologia, Varejo
  • Tags: clienteClientescomérciocomportamentocomprasconsumidorconsumidoresconsumoEbeltoftenergiaEni GroupESGinovaçãomercadonegóciosPlenitudesustentabilidadetecnologiaVarejistasvarejo

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile