Governo de SP seleciona 106 startups para programa de internacionalização

As startups escolhidas atuam em setores como tecnologia da informação, saúde, sustentabilidade, entre outros

Governo de SP seleciona 106 startups para programa de internacionalização

O Governo de São Paulo selecionou 106 startups para a primeira turma do Programa de Aceleração para Internacionalização de Startups Paulistas (SP Global Tech). A iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), em parceria com a InvestSP — agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) —, oferecerá capacitação gratuita e apoio à internacionalização das empresas paulistas de base tecnocientífica que forem selecionadas.

As startups escolhidas atuam em setores como tecnologia da informação, saúde, sustentabilidade e meio ambiente, mobilidade, logística, cultura e entretenimento, comércio, educação e capacitação. A capacitação online terá início na próxima terça-feira, dia 13. Das 106 empresas aprovadas nesta primeira etapa, 20 terão, na fase final, a oportunidade de participar de missões internacionais em alguns dos principais eventos mundiais de inovação, como a London Tech Week, em junho, na Inglaterra, e o Web Summit, em novembro, em Portugal. Essas empresas passarão por treinamentos específicos para as missões e contarão com um reembolso de até US$ 3 mil em despesas elegíveis, para custear parte dos gastos com a viagem.

“Esse é o início de um grande esforço para transformar o Estado de São Paulo em um reconhecido centro internacional de tecnologia e inovação”, afirma o secretário da SCTI, Vahan Agopyan.

[the_ad_group id="11688"]

O programa tem como objetivos promover o Sistema Paulista de Ambientes de Inovação (Spai) em mercados internacionais, atrair investimentos estrangeiros para o Estado de São Paulo, incentivar as exportações de produtos e serviços de tecnologia, consolidar a imagem de São Paulo como polo global de excelência em tecnologia e inovação, além de fomentar a troca de conhecimentos e aumentar a competitividade das startups paulistas.

Centro internacional

As empresas selecionadas terão acesso a uma série de atividades, incluindo mentorias individualizadas. O objetivo é que as startups consigam, por exemplo, validar e adequar seus produtos e serviços aos mercados-alvo e definir suas estratégias de internacionalização.

As ações também contarão com o apoio da Diretoria Internacional da InvestSP. A agência possui escritórios na América do Norte, Europa, Ásia e Oriente Médio, que atuam na abertura de mercados para as empresas paulistas, além de promover a atração de investimentos para São Paulo.

Imagem: Divulgação

Sair da versão mobile