Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Com bolso apertado, consumidor recorre a lembrancinhas no Dia das Mães

Além das lembrancinhas, a situação financeira deve motivar os brasileiros a mudar o tipo ou categoria de produto para um mais barato

Redação de Redação
9 de maio de 2023
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Com bolso apertado, consumidor recorre a lembrancinhas no Dia das Mães

Um em cada três brasileiros pretende comprar ou já comprou algo para dar de presente no próximo Dia das Mães, segundo pesquisa feita pelo Google. O índice representa um crescimento de 5 pontos percentuais em relação à intenção de compra no mesmo período de 2022.

Com o bolso apertado, porém, o consumidor vai buscar produtos com ticket médio mais baixo e 35% afirmam que vão comprar apenas uma lembrancinha.

Dos entrevistados, 58% pretendem gastar até R$ 200 nas compras de Dia das Mães, o que representa um crescimento de 2 pontos percentuais em comparação ao ano passado. Por outro lado, as intenções de compra de produtos de maior valor caíram: 10% dos entrevistados afirmaram que investirão entre R$ 501 e R$ 1 mil na aquisição do presente, 2 pontos percentuais abaixo de 2022. Nos itens com valores acima de R$ 1 mil, a intenção de compra 9%.

“Mesmo com o bolso apertado, notamos que o brasileiro está mais motivado a comprar presentes neste Dia das Mães. Para se adaptar à situação financeira, as buscas por preços baixos e promoções parecem ainda mais acentuadas neste ano. A divulgação de ofertas e benefícios financeiros pode atrair quem estiver com orçamento mais apertado”, afirma Antonella Weyler, líder de insights para o segmento de Varejo do Google Brasil.

Para economizar

A tendência por presentes com custo menor se reflete nas buscas do Google desde o ano passado: as pesquisas pelo termo lembrancinha junto ao termo Dia das Mães cresceram, entre março e maio de 2022, 68% em comparação ao ano anterior.

Além das lembrancinhas, a situação financeira deve motivar os brasileiros a mudar o tipo ou categoria de produto para um mais barato (18%), comprar o mesmo tipo de produto, mas de marcas mais baratas (17%) ou comprar um número menor de presentes (17%).

“Por isso, é importante oferecer opções de presentes para todos os bolsos, com opções de marcas e categorias mais baratas. Da mesma forma, é necessário oferecer opções de parcelamento para categorias mais caras”, diz Weyler.

Os produtos das categorias moda (34%) e beleza & perfumaria (35%) lideram a lista de compras dos brasileiros para este Dia das Mães. Também cresceram as intenções de itens para casa (15%). Já a intenção por eletrônicos caiu de 17% para 14%.

O Google entrevistou mil brasileiros conectados, de todas as regiões e classes sociais, entre 27 e 28 de março, por meio de questionários onlline.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

O caminho da fidelização de consumidores no foodservice é multimarca

Próxima Postagem

Halipar amplia presença em aeroportos e Montana Grill ganha “loja-conceito” em Viracopos

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Montana Grill

Halipar amplia presença em aeroportos e Montana Grill ganha "loja-conceito" em Viracopos

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.