Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Com alta de 30%, Cacau Show passa a liderar ranking das maiores franquias do Brasil

Das 52 redes analisadas no levantamento da ABF, 16 contam com 1.000 ou mais unidades

  • de Redação
  • 2 anos atrás
Com alta de 30%, Cacau Show passa a liderar ranking das maiores franquias do Brasil

Com 3.763 operações em 2022, a Cacau Show alcançou o primeiro lugar no ranking das 50 Maiores Franquias da ABF (Associação Brasileira de Franchising). O número de unidades representa um crescimento de 33,1% em relação a 2022. Boticário (3.687 unidades), McDonald’s (2.595), Colchões Ortobom (2.373) e Odontocompany (1.998) completam a lista da 5 maiores franquias.

Assim como no levantamento anterior, as marcas do segmento de alimentação dominam entre as 10 principais, seguidas pelos setores de saúde, beleza e bem-estar, casa e construção, serviços e outros negócios, e serviços automotivos.

“O estudo das 50 Maiores deste ano traz muitas movimentações importantes, começando com o novo líder. Embora tenha crescido a participação de redes de alimentação, vemos uma variedade de segmentos e nichos compondo o grupo e crescendo de forma acelerada”, afirma o presidente da ABF, Tom Moreira Leite.

O levantamento revelou que do total de 52 redes, 16 contam com 1.000 ou mais unidades, somando juntas 50.921 operações, contra 48.040 na edição anterior, um crescimento de 6%.

Recuperação do setor

O balanço da ABF mostra que, em 2022, o mercado de franquias brasileiro consolidou sua recuperação e deu sinais de crescimento. O faturamento das redes no País superou, pela primeira vez, os R$ 211 bilhões, passando de R$ 185,068 bilhões em 2021 para R$ 211,488 bilhões em 2022, um crescimento nominal de 14,3%, índice superior aos 12% projetados pela entidade.

Com isso, desde o pico da pandemia, são oito trimestres de crescimento ininterrupto. Frente a 2019, o avanço do franchising foi de 13,2%, cuja receita naquele ano totalizou R$ 186,755 bilhões. Já no quarto trimestre de 2022, cuja comparação se deu com igual período do ano anterior, menos impactado pela pandemia, a alta da receita foi de 12,6%, alcançando R$ 63,800 bilhões. Quando comparado ao quarto trimestre de 2019, o crescimento chega a 16,1%.

Em 2022, o setor registrou ainda expansões expressivas em número de unidades, redes de franquia e empregos diretos. Entre os principais fatores que contribuíram para este desempenho estão o forte retorno do comércio e atividades presenciais ao longo de todo o período, a recuperação da taxa de emprego, o avanço da digitalização e de outros canais de venda, principalmente o delivery, e os ganhos advindos das lições da pandemia (principalmente em relação à maior eficiência e adaptabilidade).

A emergência de novos modelos de negócio (principalmente virtuais e home based), o crescimento acelerado das microfranquias e marcas de outros mercados aderindo ao franchising são outros aspectos que também contribuíram.

“Em 2022, tivemos um amplo retorno dos contatos presenciais e ao longo de todo o período, inclusive com a retomada de hábitos como viagens e grandes eventos. Internamente, mantivemos o aprendizado da pandemia de fortalecer nossa operação em termos de eficiência e gestão, ao mesmo tempo em que continuamos a desenvolver capacidades e canais de venda digitais que mantêm uma participação muito relevante. Com isso, depois de uma curva de recuperação acelerada, voltamos a uma trajetória ascendente”, afirma o presidente da ABF.

Imagem: Divulgação

  • Categories: Destaque do dia, Foodservice, Franquias, Notícias
  • Tags: alimentaçãoBoticárioBrasilCacau ShowClientesconsumidorconsumidoresconsumocrescimentoDeliverydigitalEconomiaempresasestratégiaexperiênciaFranquiainvestimentolojalojasmarcasmercadonegóciosprodutosserviçosvarejistaVarejistasvarejovendas

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile