Brasil fica atrás apenas do México em número de shoppings na América Latina

[the_ad id="169690"]

O Brasil possui cerca de 600 shopping centers, ocupando o segundo lugar no ranking na América Latina, de acordo com dados da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers). O país está atrás apenas do México, que tem em torno de 650 estabelecimentos deste tipo. Existem por volta de 1,9 mil shoppings na América Latina.

[the_ad id="138406"]

Pesquisa realizada pela consultoria americana Lizan Retail Advisors aponta que o setor de shoppings na América Latina cresceu em média 5% ao ano na última década, com cerca de 100 novos empreendimentos a cada doze meses. 50 novos shoppings foram inaugurados na América Latina no último ano. Esta quantidade é menor que a de anos anteriores, mas não indica queda a longo prazo.

A Abrasce calculou que os shoppings brasileiros faturaram R$ 157,9 bilhões em 2016. Devido à recessão, em 2017 houve uma queda neste valor.

[the_ad id="99067"]
[the_ad_group id="11688"]

Mas cerca de 30 shoppings devem ser inaugurados até o final deste ano no Brasil, indica a associação. O Grupo de Inteligência de Mercado para a América Latina do Conselho Internacional de Centros Comerciais (ICSC, em inglês), acredita que o México seguirá na liderança, chegando a 760 shoppings em 2025.

O crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) per capita, a expansão de investimentos estrangeiros e a ampliação da classe média levaram ao desenvolvimento do setor de shoppings centers. Isso ajuda a movimentar a economia, pois junto com os conjuntos comerciais, surgem novas empresas, novas vagas de emprego e novos empreendedores.

*Com informações da Exame.com

*Imagem reprodução

 

Sair da versão mobile