Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Programa da Coca-Cola vai capacitar ambulantes do Rio para transformarem o próprio negócio

O objetivo é desenvolver habilidades empreendedoras e competências de gestão, vendas e finanças entre os comerciantes

  • de Redação
  • 2 anos atrás

O programa “Coca-Cola dá um gás no seu negócio” abrirá 400 vagas para ambulantes do Rio de Janeiro que desejarem se profissionalizar. O edital será lançado em janeiro de 2024. A formação terá duração de 4 meses e será dividida em 5 etapas, com início está previsto para fevereiro. O projeto foi batizado de “Coca-Cola dá um gás nos ambulantes”.

A capacitação dos profissionais faz parte das iniciativas de impacto social promovidas pela Coca-Cola Company, em parceria com o Sebrae e a Aliança Empreendedora, focada no pequeno varejo alimentício. O objetivo, de acordo com a companhia, é contribuir com a geração de emprego e renda nas comunidades onde atua.

“A escolha pelo Rio de Janeiro foi pela forte atuação desses profissionais na cidade, especialmente nas praias, nos estádios de futebol e nas ruas. Teremos um ótimo repertório para aprofundarmos nas histórias e conhecermos melhor a dinâmica de atuação e trabalho que desempenham, sendo este apenas o começo de uma jornada que vamos construindo”, explica Katielle Hafner, head de Relações Corporativas e ESG da Coca-Cola Brasil.

Katielle destaca que a ideia é levar a outras cidades, como em outros programas dentro da plataforma Coca-Cola dá um Gás no Seu Negócio. “Nosso maior objetivo é fortalecer o desenvolvimento dessas pessoas, apoiando o crescimento dos seus negócios”, diz.

Negócios de bilhões

Os ambulantes movimentam cerca de R$ 4 bilhões por ano nas areias das praias da cidade do Rio de Janeiro, segundo dados coletados pelo programa junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação (SMDEIS) do Rio. A maior parte do grupo, no entanto, ainda não consegue se formalizar ou manter seus rendimentos ao longo do ano.

Para capacitar os comerciantes, o programa foi estruturado em 5 fases: na primeira, será realizado um diagnóstico de perfil com o público-alvo. Na segunda, os inscritos no edital serão divididos em grupos de até 70 pessoas, quando iniciam uma capacitação, trabalhando os principais temas que permitirão o fortalecimento dos seus negócios, levantados na fase de diagnóstico. Haverá um momento de entendimento das dores dos empreendedores, promovido pela Aliança Empreendedora, organização que apoia e capacita microempreendedores em vulnerabilidade socioeconômica.

“O trabalho da Aliança Empreendedora é viabilizar um apoio customizado a esses profissionais, para que desenvolvam habilidades empreendedoras e competências de gestão, vendas e finanças que fortaleçam os seus negócios, ampliem sua renda e oportunidades dentro das que já têm e de outras que possam viabilizar futuramente”, afirma Lina Maria Useche, co-fundadora da Aliança Empreendedora.

Para a terceira fase, serão selecionados 60 ambulantes que participarão de encontros de aceleração de suas carreiras. A definição do grupo será baseada nos critérios: análise da entrega dos desafios propostos durante a capacitação, engajamento e votação da turma. A quarta fase será marcada pelo aprofundamento dos conhecimentos de gestão financeira, precificação, técnicas de venda e formalização; além de um encontro presencial para troca de experiências e desenvolvimento de habilidades com especialistas da Aliança Empreendedora e convidados de outras empresas.

Ao final desse processo o grupo será novamente avaliado e sairão 30 finalistas que irão para a quinta e última fase: imersão, na qual receberão uma assessoria adicional e serão conectados aos seus mentores na intenção de aprimorar os conhecimentos adquiridos na formação e treinar as habilidades, além de terem seus negócios acelerados e receberem benefícios exclusivos.

“Nosso objetivo com o ‘Coca-Cola dá um Gás nos Ambulantes’ é transformar essas pessoas em líderes de seus próprios negócios e vê-los prosperarem, fomentando sua inclusão por meio do seu potencial produtivo como empreendedor, superando o ciclo crônico de exclusão social”, afirma Katielle.

Amplo apoio

Para a divulgação da iniciativa, o “Coca-Cola Dá um Gás nos Ambulantes” contará com o apoio do Sebrae, parceiro desenvolvedor dos cursos online da plataforma, e parceiros comerciais da companhia.

A ONG Ação e Cidadania, fundada pelo sociólogo Herbert de Souza (o Betinho) e que este ano completa 30 anos, apoiará os ambulantes na fase inicial do programa com uma cesta básica mensal por 4 meses. A entidade foi palco do evento de lançamento do projeto.

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Destaque do dia, ESG, Foodservice, Notícias
  • Tags: aberturam informalidadeAção e Cidadaniaação socialAliança EmpreendedoraalimentaçãoambulanteambulantesBrasilcamelôcamelôscapacitaçãoCoca-ColacrescimentoempreendedorismoensinoESGestratégiaexperiênciaFaturamentoformaçãoformalizaçãogestãomercado&consumoprodutosRioRio de JaneiroserviçosvarejistaVarejistasvarejovendas

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile