Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Sustentabilidade, saúde e conveniência: as inovações da maior feira de alimentos do mundo

Anuga tem início neste sábado na Alemanha; Mercado&Consumo é parceira oficial do evento no Brasil

  • de Redação
  • 4 anos atrás
Sustentabilidade, saúde e conveniência: as inovações da maior feira de alimentos do mundo

Alimentos à base de plantas, carne de laboratório, produtos com ingredientes naturais sem corantes artificiais, cápsulas de café compostáveis e alternativas ao leite. Essas são algumas das inovações em destaque na Anuga, que começa neste sábado (9) em Colônia, na Alemanha. A Mercado&Consumo é parceira oficial do evento e realiza uma cobertura especial até a próxima quarta-feira (13).

A Anuga é considerada a maior feira de alimentos e bebidas do mundo e é referência para os setores de supermercados e de foodservice (que envolve indústrias, distribuidores e operadores de bares e restaurantes).

As inovações do Anuga 2021 são caracterizadas principalmente pela sustentabilidade, pela saúde e pela conveniência. Alimentos à base de plantas (plant-based) são um tema contínuo entre os participantes. Várias empresas de alimentos e bebidas estão procurando usar ingredientes de origem vegetal como suplementos ou a principal atração para o desenvolvimento de novos produtos. O fato de os consumidores estarem cada vez mais sensíveis ao tema sustentabilidade também pesa a favor. Alimentos que levam a declaração do produto “puramente à base de plantas” são particularmente populares. Fontes vegetais de proteína incluem, entre outras, soja, ervilha, sementes de abóbora e sementes de girassol. Entre os novos produtos apresentados na Anuga, estão, por exemplo, biscoitos de grão de bico integral, bolas de proteína, salada de peixe à base de plantas, molho feito de favas ou envoltórios de beterraba.

A substituição de carne se mostra como tendência apenas quando se fala de produtos vegetarianos. Entre as novas alternativas expostas na feira, estão carnes de laboratório ou à base de células até insetos. Os novos produtos vão desde refeições prontas com almôndegas vegetais até nuggets de frango ou salsichas à base de vegetais. A carne à base de células será, por exemplo, apresentada na Anuga no dia 11 de outubro no âmbito da “New Food Conference”.

A terceira tendência deste ano abrange produtos que oferecem benefícios adicionais para a saúde e ingredientes naturais sem corantes artificiais. É aqui que entram em jogo, também, os produtos com o chamado “rótulo limpo”, ou seja, sem ingredientes desconhecidos do consumidor. A rotulagem limpa fornece ao usuário final informações sobre ingredientes, origem, fatores éticos e fatores ecológicos. Os expositores apresentam, por exemplo, café turco com colágeno e produtos que contêm kombuchá (bebida fermentada feita a partir do chá preto).

No tema sustentabilidade, cápsulas de café compostáveis e copos de papel se destacam entre as ofertas.

Presencial e digital

A Anuga é realizada a cada dois anos pela Koelnmesse em cooperação com a Associação Federal do Comércio Varejista Alemão, a Federação das Indústrias Alemãs de Alimentos e Bebidas e a Associação Alemã de Hotéis e Restaurantes. Os organizadores não esperam alcançar o mesmo número de visitantes da última edição, de 2019 – o espaço de exibição reservado agora equivale a dois terços do daquele ano. Ainda assim, os números impressionam: mais de 4 mil expositores de 94 países vão participar do evento.

A quantidade de participantes internacionais na maior feira de alimentos e bebidas do planeta permanece grande em 2021, o que evidencia a característica da Anuga de ditar tendências no que diz respeito a produtos e inovações. Os dez países participantes com maior número de expositores são Bélgica, Alemanha, França, Grécia, Itália, Holanda, Polônia, Espanha, Turquia e Estados Unidos. O Brasil também se fará presente por meio de empresas como a BRF e entidades como a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec).

A Anuga está trilhando novos caminhos com seu conceito híbrido, que prevê que o comércio físico in loco no espaço de Colônia seja aprimorado pela página Anuga @home. Por meio da plataforma, os inscritos poderão se comunicar com os tomadores de decisão da indústria e se manter atualizados sobre todos os temas abordados no evento. Haverá painéis e seminários online, apresentações de empresas e produtos.

Imagem: Divulgação

  • Categories: Destaque do dia, Eventos, Foodservice, Notícias, Supermercados
  • Tags: alimentosalimentos e bebidasAnugacomportamentoconsumidorconsumidoresconsumodigitalEconomiaempresasexperiênciafoodserviceinovaçãomarcasmercadomercado&consumonegóciosprodutosserviçossupermercadostecnologiatendênciasvarejistavarejo

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile