Alphabet registrará multa da UE em balanço do terceiro trimestre

Comissão Europeia aponta práticas anticompetitivas da Google em anúncios

Reino Unido investiga prática anticompetitiva da Alphabet no mercado de anúncios

A Alphabet, controladora do Google, informou que pretende incluir o valor da multa aplicada pela Comissão Europeia em seu balanço do terceiro trimestre. A companhia destacou ainda que recorrerá da decisão, mas que o registro contábil é necessário para refletir o impacto financeiro imediato da penalidade.

A Comissão Europeia anunciou na sexta-feira, 5 de setembro, que a Google, subsidiária integral da Alphabet, infringiu as leis de concorrência europeias por meio de práticas de “autopreferência” no lado da compra e venda relacionadas ao seu negócio de tecnologia de publicidade. A decisão impõe uma multa de 2,95 bilhões de euros (US$ 3,45 bilhões) e determina que a Google cesse e desista das supostas práticas de “autopreferência”.

A decisão da comissão desencadeou uma crítica rápida do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que chamou a medida de discriminatória e ameaçou abrir uma investigação comercial da Seção 301 “para anular as penalidades injustas” que, segundo ele, estão sendo cobradas das empresas americanas.

[the_ad_group id="11688"]

“Meu governo não vai permitir essas ações discriminatórias”, disse Trump em post na Truth Social. A multa ocorre em meio a tensões comerciais entre as principais potências globais.

As ações da Alphabet cediam 0,10% perto das 19h48 (de Brasília) no after hours da Bolsa de Nova York.

Com informação do Estadão de Conteúdo (Patricia Lara).
Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile