Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Vivo tem como meta recolher 10 toneladas de lixo eletrônico em 2022

Desde que começou a operar, em 2006, o programa já recolheu mais de 5 milhões de itens, sendo mais de 1 milhão de celulares

  • de Redação
  • 3 anos atrás
Rio Grande do Sul

O Brasil é um dos países com o maior volume de produção de lixo eletrônico no mundo, segundo o The Global E-waste Monitor. De acordo com pesquisa feita pelo V.Trends, hub de pesquisa e insights da Vivo, três em cada cinco brasileiros têm lixo eletrônico guardado em casa. Entre as principais barreiras para o descarte citadas, estão a falta de postos de coleta especializados (61%) e a ausência de informação correta sobre o assunto (44%).

Ao analisar os entrevistados que fazem o descarte, 86% disseram separaram o lixo eletrônico dos outros resíduos recicláveis, e 64% afirmaram fazer o descarte em pontos de coleta especializados.

Além disso, a pesquisa também indicou que pessoas com filhos costumam praticar com maior frequência hábitos sustentáveis, como a reciclagem. Nesse recorte, cerca de 77% dizem fazer o descarte, contra 66% do total de respondentes. Ainda analisando o recorte de pais e mães, o levantamento mostrou que 54% deles dão preferência a marcas que têm compromisso com sustentabilidade.

“Escolhemos usar a força da marca para dar luz e engajar as pessoas em temas relevantes, como a questão do lixo eletrônico”, explicou Marina Daineze, diretora de Imagem e Comunicação da Vivo. Ela contou que, por meio da campanha “Recicle com a Vivo”, a empresa busca orientar os consumidores a fazerem o descarte adequado e contribuir com a sustentabilidade.

No ano passado, a Vivo bateu o recorde de volume de resíduos eletrônicos coletados com a campanha. Ao todo, foram 9,2 toneladas desses itens recolhidos, o que representou um crescimento de 21% em comparação com 2020. Para 2022 a meta é ultrapassar as 10 toneladas. Entre os principais itens recebidos para descarte, estão pilhas, carregadores, celulares, fones de ouvido e baterias.

“Estamos comprometidos com as melhores práticas ESG e buscamos mobilizar os consumidores, sejam eles ou não nossos clientes, a fazerem o descarte eletrônicos de pequeno porte em qualquer uma de nossas 1,7 mil lojas, onde mantemos pontos específicos destinados à coleta”, destacou Joanes Ribas, executiva de Sustentabilidade da Vivo.

Desde que começou a operar, em 2006, o programa já recolheu mais de 5 milhões de itens, sendo mais de 1 milhão de celulares. No total, mais de 128 toneladas foram recolhidas e retornaram para cadeia produtiva como matéria-prima.

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Destaque do dia, ESG, Inovação, Notícias
  • Tags: consumodescarteeletroeletrônicoeletrônicoempresasESGestratégiainovaçãolixo eletrônicomeio ambientemercado&consumonegóciosprodutosreciclagemsustentabilidadetecnologiavarejoVivo

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

de Marcos Gouvêa de Souza 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile