A importância da simplicidade e a entrega da experiência end to end para o consumidor são destacados no Retail Trends

[the_ad id="169690"]

Jean Paul Rebetez, sócio-diretor da GS&Consult, realizou hoje a palestra “Simplicidade Sofisticada: Abordagem completa de entrega da experiência end to end  para o  omniconsumidor”, durante o Retail Trends, evento organizado pela GS&MD no Expo Center Norte, em São Paulo.

[the_ad id="138406"]

O palestrante destacou exemplos de grandes varejistas que estão passando por transformações, como a Amazon que passou do mundo virtual para as lojas físicas. Ele deixou alguns conselhos: “olhe para as necessidades do consumidor, não somente para os dados. Assim você vai ter o caminho das mudanças que precisa fazer.”

Ele destacou que a jornada é única e individual, a experiência de compra é diferente para cada cliente e as tecnologias não resolvem todos os problemas. “Pessoas são mais importantes que tecnologia”, lembrou Rebetez.

[the_ad_group id="11688"]

Para ressaltar este ponto, subiu ao palco Marcelo Nogueira, diretor de modelo de vendas da Via Varejo, para trazer a experiência da nova loja do Pontofrio, um projeto que contou com a consultoria da GS&Consult. A nova unidade da marca reúne tecnologia e uma experiência completa para o consumidor, em um espaço de apenas 170 m2, muito menos que os tradicionais 1100 m2 utilizados normalmente.

A loja tem realidade aumentada, vitrines virtuais, mostruário infinito e muito mais. Mas nada disso funcionária sem uma equipe qualificada e bem treinada para lidar com tudo isso.

“Meu espaço favorito não tem nada a ver com tecnologia. É a área de cuidados pessoais, onde estão secadores e outros produtos relacionados à beleza, em que as clientes podem testar os produtos e contar com o apoio de consultores. Não à toa é uma das áreas em que os consumidores passam mais tempo”, relatou Nogueira.

Ele lembrou um ponto fundamental que muitos varejistas esquecem: “o cliente ir à loja e não comprar, não significa que a loja não cumpriu o seu papel. Ele pode visitar a nova unidade, comprar no online ou em uma unidade mais perto de sua casa. A tecnologia é fundamental para mensurar esses resultados.”

Em seguida, subiu ao palco Ricardo Ramos, sócio-diretor da GS&XtremeVR, que falou sobre  realidade virtual. “A tecnologia muda o mundo e a forma de interagir. Surge a partir de uma grande ideia, algo novo e útil, primeiro em um ambiente restrito e, quando é comprovado que ela funciona, se dissemina.”

Para uma tecnologia ser estabelecida são necessários uma série de investimentos, como em disseminação e infraestrutura. Ou seja, fazer as pessoas conhecerem esse produto e fazer com que ele seja viável.

Exemplo disso é o e-commerce, que começou aos poucos, mas hoje, por exemplo, a Black Friday dobrou em quatro anos. A realidade aumentada e virtual, que está cada vez mais presente no mundo é outro exemplo. “Foram realizadas diversas pesquisas, como uma que indica que o mercado de realidade virtual será maior que o de TVs em 2025.”

Próximas edições Retail Trends GS&MD:

Porto Alegre

Data: 21 de fevereiro de 2018

Horário: 14h às 18 horas

Endereço: Teatro Unisinos – Av. Dr. Nilo Peçanha, 1640 – bairro Boa Vista – Porto Alegre

 

Salvador

Data: 28 de fevereiro de 2018

Horário: 9h às 12h30

Endereço: Casa do Comércio– Av. Tancredo Neves, 1109 – bairro Pituba – Salvador

 

Sair da versão mobile