Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home E-commerce

IBOPE divulga ranking de e-commerces com maior índice de recomendação no Brasil

  • de Redação
  • 8 anos atrás

Netshoes, Zattini e Saraiva são as três lojas e-commerce mais recomendadas por consumidores. É o que mostra pesquisa Customer Experience Report (CX Report), realizada pelo IBOPE CONECTA e o IBOPE DTM, ambos do IBOPE Inteligência, para comparar as 34 principais lojas virtuais do Brasil e descobrir a satisfação e a experiência dos consumidores no ambiente online.

Pelo estudo, o comércio eletrônico com índice mais alto é a Netshoes, com 71% de clientes que recomendam a marca, resultado 36% maior do que a média (52%) dos negócios e-commerce pesquisados. Em segundo lugar está a loja de moda Zattini, também do Grupo Netshoes, com 69%, seguido pela Saraiva (64%).

Para chegar a esses índices, o IBOPE calculou o índice de satisfação e recomendação das marcas dos consumidores. Além de Netshoes, Zattini e Saraiva, foram avaliadas lojas como Amazon, Walmart, Submarino, entre outros.

Para Alexandre Yamada, gerente Máster – Inteligência, da Netshoes, os números são resultado de um trabalho de amadurecimento do e-commerce. “Proporcionar uma experiência diferenciada ao consumidor é importante para a confiabilidade e apreço do cliente em relação à marca, e o comércio eletrônico já está abraçando essa lógica”, afirmou. “Existe todo um processo de pós-venda. Acompanhar para que a entrega seja feita no prazo e facilidade para a troca, por exemplo, são serviços que fazem parte do processo e que devem ser realizados com excelência no meio eletrônico”, completou.

A pesquisa também possibilita medir os aportes de consumidores entre os e-commerce pesquisados. Os números mostram que a probabilidade de um cliente comprar na Netshoes após ter visitado um de seus principais concorrentes é de 70%.

Outro resultado apresentado pelo estudo é a proporção dos que efetuaram alguma compra nos sites pesquisados nos últimos 12 meses. Nesse quesito, o top três é composto por Americanas.com, que possui 47%; Mercado Livre, com 39%;e Netshoes, com 32%.

Para Laure Castelnau, diretora executiva do IBOPE CONECTA, o CX Report é um instrumento poderoso para análise competitiva, apontando quais as marcas estão acima ou abaixo do índice médio da categoria. O estudo não é feito apenas para e-commerce, mas também outras categorias, tais como bancos, automóveis, operadoras de telefonia, artigos esportivos, produtos de beleza, entre outros.

“Nosso objetivo é criar parâmetros de mercado para esses indicadores de satisfação e recomendação, permitindo que as próprias marcas possam se desafiar e estabelecer metas formais de satisfação dos consumidores”, concluiu Bernardo Canedo, diretor executivo do IBOPE DTM.

As informações foram coletadas em setembro de 2016, por meio de 2 mil entrevistas online com homens e mulheres de todo o país, a partir dos 16 anos, das classes socioeconômicas A,B e C.

  • Categories: E-commerce

Conteúdo Relacionado

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

de Redação 21 de julho de 2025

Flamengo ganha novos produtos na Shopee com expansão da linha Origens 1895

de Redação 17 de julho de 2025

Mercado Livre amplia seu portfólio de categorias com a chegada da loja oficial da Pandora

de Redação 17 de julho de 2025

Amazon Prime Day 2025 começa amanhã com frete grátis e descontos de até 50%

de Redação 14 de julho de 2025

Mike Tyson se associa a e-commerce que oferece cashback ao consumidor

de Redação 14 de julho de 2025

OLX, Temu e AliExpress lideram ranking de desconfiança entre consumidores

de Redação 10 de julho de 2025

Transformações do e-commerce: 8 tendências que devem moldar o setor nos próximos anos

de Redação 10 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile