Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Foodservice

Em 12 meses, Brasil registra mais de 148 mil novas empresas no setor de foodservice

Atualmente, há cerca de 1,35 milhão de empresas no setor, aponta Abrasel

  • de Redação
  • 5 meses atrás
Em 12 meses, Brasil registra mais de 148 mil novas empresas no setor de foodservice

Entre novembro de 2023 e novembro de 2024, foram abertas 148.232 novas empresas no setor de foodservice. O levantamento, realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), destaca a força do segmento como um dos pilares da economia brasileira. O número inclui apenas empresas registradas fora da categoria de Microempreendedor Individual (MEI), refletindo um momento de confiança no mercado e potencial de recuperação econômica para bares e restaurantes.

O número de MEIs, por outro lado, apresentou queda expressiva no período, passando de 860 mil CNPJs para cerca de 660 mil. Muitos desses MEIs cresceram e se transformaram em microempresas, enquanto outros foram baixados pela Receita Federal devido à falta de pagamento das obrigações. Esses MEIs foram abertos por pessoas que perderam o emprego durante a pandemia e deixaram de pagar a Declaração Anual de Faturamento (DAS) após conseguirem uma nova recolocação. Atualmente, há cerca de 1,35 milhão de empresas no setor, sendo 53,31% delas não-MEIs.

Para Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel, os dados evidenciam o papel estratégico do setor na geração de empregos e renda no país. “O aumento na abertura de CNPJs não-MEIs mostra um fortalecimento do setor, que agora tem em sua maioria empresas com porte mais robusto, que empregam mais e pagam mais impostos. Os MEIs era maioria desde maio de 2020, agora estamos voltando a uma configuração mais saudável e equilibrada”, analisa.

A expectativa de faturamento para o setor também é otimista. A Abrasel indica que 73% dos empreendedores esperam aumentar as vendas no primeiro trimestre de 2025 em relação ao mesmo período do ano passado.

“A confiança dos empreendedores reflete a importância do setor para a economia e para a geração de empregos. É um momento positivo que precisa ser acompanhado por ações concretas para apoiar essa retomada. Há uma preocupação grande em relação ao aumento de juros e ao dólar, e nosso setor é um dos que mais sentem este tipo de influência” completa Solmucci.

Com informações de Mercado&Food.
Imagem: Divulgação/Midjourney

  • Categories: Foodservice, Notícias
  • Tags: abraselalimentaçãoBrasilcomérciocomportamentocrescimentoEconomiaempresasestratégiaexpansãoexperiênciafoodserviceindústriainovaçãoinvestimentoMEIsmercadomercado&consumonegóciosprodutosserviços

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

de Redação 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile