Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home E-commerce

PMEs online movimentam R$ 4,7 bilhões em 2024, aumento de 42% em relação ao ano anterior

Moda lidera faturamento com R$ 1,6 bilhão; Pix e cartão de crédito dominam pagamentos

  • de Redação
  • 5 meses atrás
PMEs

Em 2024, as pequenas e médias empresas (PMEs) que operam online movimentaram R$ 4,7 bilhões, representando um aumento de 42% em comparação ao ano anterior. No total, mais de 73 milhões de produtos foram vendidos, um crescimento de 31,5% em relação a 2023, de acordo com dados da Nuvemshop, plataforma de e-commerce na América Latina.

“2024 foi um ano de avanços tecnológicos para as PMEs online, impulsionado pelo uso de inteligência artificial, que elevou a qualidade dos serviços aos consumidores. A criação de estratégias personalizadas e a compreensão das mudanças no comportamento dos clientes foram fundamentais para o sucesso do setor. As datas sazonais continuaram a desempenhar um papel estratégico, com empresas aproveitando microtendências e desenvolvendo narrativas autênticas nas redes sociais para engajar e fidelizar clientes”, afirmou Babi Tonhela, diretora de Estratégia de E-commerce da Nuvemshop.

O número total de consumidores que compraram de e-commerces de PMEs em 2024 chegou a 7,3 milhões. Os produtos mais vendidos incluíram granola, agendas devocionais, regatas, creatina, camisetas e calças.

Os segmentos que mais faturaram foram Moda (R$ 1,6 bilhão), seguido por Saúde & Beleza (R$ 442,5 milhões), Acessórios (R$ 294 milhões) e Casa & Jardim (R$ 206,5 milhões). O total de pedidos foi de 19 milhões, um aumento de 41% em relação a 2023, com ticket médio de R$ 247,60. As vendas originadas das redes sociais representaram 24% dos pedidos no e-commerce, com 89% vindo do Instagram e 8% do Facebook.

Naara Risseto, proprietária da Naah Store, relatou um aumento de 45% no faturamento em 2024. “Planejamos campanhas focadas em datas comemorativas e nos posicionamos nas mídias sociais. Lançamos duas novas coleções todos os meses para nos aproximarmos dos consumidores e criar uma comunidade engajada. Tudo é conexão”, disse a empresária. Para 2025, a marca busca expandir sua presença nas principais capitais do país e melhorar a experiência do cliente.

São Paulo liderou o faturamento por estado com R$ 2,3 bilhões, seguido por Minas Gerais (R$ 469 milhões), Rio de Janeiro (R$ 356,5 milhões), Santa Catarina (R$ 325,5 milhões) e Ceará (R$ 260 milhões). Quanto aos meios de pagamento, o Pix foi utilizado em 46% dos pedidos, seguido pelo cartão de crédito com 45%.

Os dados analisam vendas realizadas de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2024 da base de lojistas brasileiros da Nuvemshop.

Imagem: Shutterstock

  • Categories: E-commerce, Notícias
  • Tags: BrasilconsumidorconsumocrescimentodigitalEconomiaempresasestratégiaFaturamentoinvestimentolojalojasmarcasnegóciosonlinePMEsserviçosvarejistaVarejistasvarejovendas

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

de Redação 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile